Um grupo de amigos foi surpreendido por uma baleia, que passou a poucos metros da embarcação em que estavam em Balneário Barra do Sul, no Norte de SC, no último domingo (25).
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Em entrevista ao portal G1, a moradora de Jaraguá do Sul, Milene de Oliveira Casagrande, contou há dois finais de semana já estava navegando com a família e amigos para observar as baleias. No último domingo, foi surpreendida pelo animal.
– Ela passou rente à lancha. Se eu colocasse a mão fora, encostava nela. Lá na localidade que estávamos tem bastante baleia. É um espetáculo – disse ao G1.
O grupo era formado pelas duas filhas de Milene, o marido e mais um casal de amigos. Eles mantinham distância dos animais seguindo orientação das autoridades ambientais e marítimas. Segundo a jaraguaense, a baleia que se aproximou era a mais agitada já que saltava constantemente.
Continua depois da publicidade
– A gente não esperava vê-la tão de perto. Na hora eu achei que ela não iria mudar de direção, achei que ela bateria na lancha e nós iríamos cair na água. Na hora estávamos conversando e do nada ela surge. Foi espetacular, eu não canso de ver o vídeo. Me emociono sempre que vejo – contou.
Ele ainda disse que outras baleias estavam nadando pela localidade naquele dia, mas que só era possível ver o esguicho produzido por elas.
Especialista analisa a aproximação
Em entrevista ao G1, a diretora de pesquisa do Instituto Australis, entidade que cuida e protege esses animais em Santa Catarina, Karina Groch, analisou as imagens e identificou o indivíduo como uma baleia-jubarte jovem.
Segundo a especialista, a aproximação do animal da embarcação pode ter múltiplas explicações, mas ela não vê como uma intimidação em relação à presença das pessoas no local.
Continua depois da publicidade
– Baleias jovens, como parece ser essa, são mais curiosas. Essa estava nadando bem rápido, pode ser que o barco estivesse no caminho dela e ela simplesmente veio dar uma conferida e passou por baixo, mas é difícil dizer ao certo. [Se ela tivesse um] comportamento mais agressivo, ela poderia ter batido no barco propositalmente, batido com a cauda na água perto do barco também – disse ao G1.
Leia também:
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
Golfinho é encontrado morto com calcinha presa às nadadeiras em Itapoá
Baleia-franca: habitat, características e preservação das gigantes que visitam SC