O famoso Ori Boteco se manifestou sobre os casos de ingestão de metanol em bebidas alcoólicas falsificadas no Brasil. Localizado em Florianópolis, o bar postou o esclarecimento a fim de tranquilizar clientes, nesta sexta-feira (3) Ao menos 59 casos são suspeitos de intoxicação por metanol no país.
Continua depois da publicidade
Nos últimos dias, estados brasileiros registraram suspeitas de intoxicação por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. Para monitorar os casos, o Ministério da Saúde instalou uma Sala de Situação nacional, com participação da Anvisa, de vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, além de órgãos como o Ministério da Justiça e o Ministério da Agricultura.
Em postagem nas redes sociais, o boteco esclarece que todas as bebidas servidas no local são adquiridas “exclusivamente de fornecedores oficiais”. Além disso, afirma que critérios rígidos de controle e armazenamento são cumpridos, a fim de “assegurar a qualidade e a segurança” dos produtos.
O que acontece quando ingerimos álcool?
“Nosso compromisso é, acima de tudo, com a saúde, a confiança e o bem-estar de nossos clientes. Por isso, seguimos atentos às recomendações das autoridades competentes e reforçamos nossos protocolos internos de conferência e rastreabilidade”, diz a postagem.
Há casos sendo investigados em São Paulo, Pernambuco, Paraná, Brasília, Bahia e Mato Grosso do Sul. Não foram confirmados casos em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Como o metanol envenena o corpo?
Metanol (CH₃OH) é uma substância altamente inflamável, tóxica e de difícil identificação. O produto é um tipo de álcool simples, incolor e inflamável, com cheiro semelhante ao da bebida alcoólica comum.
Ao ser metabolizado pelo corpo, o metanol é quebrado em formaldeído, formiato e ácido fórmico, substâncias altamente tóxicas que causam danos a diferentes tecidos do corpo, como ao nervo óptico e ao sistema nervoso, e podem levar o indivíduo a quadros graves, como coma e mesmo morte, se não tratado rapidamente.
Quais os sintomas de intoxicação por metanol?
Os sintomas da intoxicação costumam aparecer entre 12 e 24 horas após a ingestão, ou antes quando a quantidade ingerida é grande. Entre eles, estão dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, confusão mental e, principalmente, visão turva repentina ou até cegueira.
Continua depois da publicidade
A Associação Brasileira de Neuro-oftalmologia (ABNO) emitiu um alerta sobre o risco de neuropatia óptica, uma doença grave que pode causar perda de visão irreversível.
Confira a nota do Ori Boteco na íntegra
“COMUNICADO OFICIAL – ORI BOTECO
Nos últimos dias, foram divulgadas diversas notícias sobre a circulação de bebidas alcoólicas falsificadas e adulteradas com metanol em diferentes regiões do Brasil. O Ori Boteco acompanha com atenção e responsabilidade esses acontecimentos e considera fundamental prestar esclarecimentos aos nossos clientes, parceiros e comunidade.
Reafirmamos que todas as bebidas servidas em nossa casa são adquiridas exclusivamente de fornecedores oficiais, reconhecidos e regulamentados, com procedência garantida. Mantemos rígidos critérios de controle e armazenamento para assegurar a qualidade e a segurança de cada produto que chega até você.
Nosso compromisso é, acima de tudo, com a saúde, a confiança e o bem-estar de nossos clientes. Por isso, seguimos atentos às recomendações das autoridades competentes e reforçamos nossos protocolos internos de conferência e rastreabilidade.
Continua depois da publicidade
O Ori Boteco sempre foi e, continuará sendo um espaço democrático, acolhedor e responsável, onde a experiência de todos está em primeiro lugar.
Agradecemos a confiança e seguimos firmes no propósito de oferecer um ambiente seguro, autêntico e de respeito a cada pessoa que escolhe estar conosco.
Família Ori“
*Sob supervisão de Giovanna Pacheco
Leia mais
Metanol pode ter sido usado para limpar garrafas de bebida, aponta investigação
Do boteco “raiz” a 1 milhão de almôndegas por ano: a história do Ori, bar de Florianópolis






