Ao menos seis pessoas morreram após um barco que navegava próxima da costa da Venezuela ser bombardeado pelos Estados Unidos nesta terça-feira (14). O presidente Donald Trump afirmou que a embarcação estava sendo usada por “narcoterroristas”. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Segundo o presidente, o barco transportava drogas. Trump disse ainda que a ação aconteceu em águas internacionais.

Veja vídeo

“A inteligência confirmou que a embarcação estava traficando narcóticos, estava associada a redes ilícitas de narcoterrorismo e transitava por uma rota conhecida de organização terrorista”, escreveu em uma rede social.

“O ataque foi conduzido em Águas Internacionais, e seis narcoterroristas do sexo masculino a bordo da embarcação foram mortos”, continou.

Continua depois da publicidade

Os Estados Unidos realizam uma operação militar no sul do Caribe desde agosto, com o deslocamento de navios e aeronaves militares. O argumento da Casa Branca é de que a ação tem como foco o combate ao tráfico internacional de drogas.

Diversos barcos foram bombardeados pelas forças dos Estados Unidos nas últimas semanas. Trump teria anunciado ao Congresso que o país estava em um “conflito armado” formal contra cartéis de drogas, segundo a imprensa americana.

Porém, as operações têm recebido críticas de entidades internacionais. A Human Rights Watch disse que os bombardeios são “execuções extrajudiciais ilegais” e violam a lei internacional.

O assunto também chegou no Conselho de Segurança da ONU na sexta-feira (10), que apontou para a possibilidade de uma escalada militar na região e destacou a preocupação com a execução de civis sem julgamento.

Continua depois da publicidade

Leia também

Trump discursa sobre fim da guerra, agradece genro e gera tumulto no Parlamento de Israel

Como ausências de Trump e Milei podem ajudar nas negociações da COP 30