O Bard, serviço de Inteligência Artificial do Google, foi lançado nesta quinta-feira (13) no Brasil, três meses após a ferramenta ser lançada nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O serviço funciona de maneira semelhante ao ChatGPT e pode ser usado livremente pelos brasileiros, agora com versão em português e outros 39 idiomas. Para utilizar a plataforma de Inteligência Artificial é necessário entrar no site bard.google.com e pedir para o aplicativo fazer uma tarefa.

O que é o Bard?

Trata-se de um chatbot experimental de Inteligência Artificial (IA) desenvolvido pelo Google. O “robô” pode simular conversas utilizando o processamento de linguagem natural (PLN), responder a perguntas, traduzir conteúdos em diferentes idiomas e gerar textos.

Continua depois da publicidade

O Bard é um aplicativo que entra no mercado global de Inteligência Artificial e vai competir com o ChatGPT, que foi lançado em novembro de 2022.

Como funciona a ferramenta?

Trata-se de um “robô” que simula respostas de seres humanos ao escrever mensagens. A ferramenta de inteligência artificial é treinada por meio de informações encontradas na internet, ou seja, baseia nos dados disponíveis no ambiente virtual.

O Bard funciona de maneira similar em relação ao ChatGPT. Basta o usuário digitar o que precisa (podendo ser uma pergunta ou conversa) que a ferramenta de IA do Google gera uma resposta. Como a plataforma é conectada à internet e em apps nativos da empresa estadunidense, em poucos segundos o texto já vai ser gerado.

Continua depois da publicidade

No entanto, assim como o ChatGPT, a ferramenta não demonstra a fonte do que está escrito nas respostas. Então, o usuário não tem como saber de onde veio uma determinada informação. Por esse motivo, o próprio Google alerta que o serviço pode apresentar erros ou imprecisões.

O serviço também conta com o botão de direcionamento para o Google. Ele possibilita que o usuário faça uma pesquisa independente sobre um tema específico em uma nova aba. Ou seja, a pessoa vai ser direcionada diretamente para o buscador do Google. 

Quais são os recursos do Bard?

O Bard conta com um amplo conjunto de recursos disponíveis na sua versão em português. Entre eles estão:

Continua depois da publicidade

  • compartilhar respostas: você pode dividir com outras pessoas parte ou toda a conversa. Isso se dá por meio de links gerados pela própria plataforma;
  • exportar código-fonte: os programadores poderão enviar trecho criado pelo “robô” para o Replit, site de compartilhamento de códigos;
  • pesquisar no Google: com um botão presente no Bard, o usuário poderá pesquisar por um assunto no Google;
  • respostas em voz alta: o texto escrito pela inteligência artificial é reproduzido em áudio.

*Por Daniel Senna, Especial

Leia mais

Deep nudes: o que são e por que viraram novas ameaças digitais?

Inteligência Artificial gera imagem de “mulher mais bonita” em 100 países; veja brasileira

SC é o 5º estado do país que mais gasta com Inteligência Artificial; veja quais profissões

Destaques do NSC Total