nsc
santa

Segurança nas cheias

Barragem de Ituporanga passa por troca de grades durante manutenção emergencial

A substituição dos equipamentos faz parte do trabalho de reforço e ampliação da segurança da estrutura

05/08/2022 - 06h00 - Atualizada em: 05/08/2022 - 08h12

Compartilhe

Mariana
Por Mariana Passuello
Barragem de Ituporanga passa por troca de grades durante manutenção emergencial
Barragem de Ituporanga passa por troca de grades durante manutenção emergencial
(Foto: )

As grades metálicas da Barragem Sul, uma das principais estruturas para a contenção de cheias no Alto Vale do Itajaí, estão sendo susbtituídas em Ituporanga. A troca dos equipamentos faz parte do trabalho de reforço e ampliação da segurança da estrutura. 

Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp

As novas peças são mais robustas do que as anteriores, o que proporciona mais segurança à barragem. Elas têm a função de evitar que galhos e troncos entrem nos dutos e danifiquem a vedação metálica. O trabalho de instalação está em fase de conclusão. 

— Além disso, estão sendo executados outros serviços, como a dragagem do leito da barragem em 800 metros a montante e o conserto dos dutos na barragem de Ituporanga— explicou o chefe da Defesa Civil, David Busarello.

No início da semana, também foram feitas ações de dragagem na barragem. Toda a operação, fiscalização e as manutenções necessárias são de responsabilidade do governo do Estado. 

Reparos emergenciais

A segunda maior barragem do Vale do Itajaí precisou passar por uma reforma emergencial neste ano. Uma inspeção realizada em fevereiro mostrou que duas das cinco comportas estavam com problemas de vedação.

Durante meses, as comportas ficaram abertas. Durante as fortes chuvas de maio, após o alagamento de locais da região, a Defesa Civil orientou o fechamento mesmo com a vedação comprometida em duas delas, o que afetou a operação.

Veja como funcionam as barragens: 

Leia também 

Família de jovem morto em Blumenau nega confronto com a PM e fala em execução

VÍDEO: ladrões levam meia tonelada de camarão de restaurante de luxo em Blumenau

Hospital de Timbó abre primeiros leitos de UTI neonatal da cidade

Colunistas