nsc
hora_de_sc

Saúde

Conheça os benefícios dos temperos para a saúde

Para ter bons resultados é preciso consumir regularmente

22/10/2020 - 09h17 - Atualizada em: 25/10/2020 - 12h01

Compartilhe

Por Estadão Conteúdo
Temperos
Os temperos podem trazer inúmeros benefícios à saúde
(Foto: )

Quer prevenir gripes e resfriados? Aumentar a imunidade do seu organismo? Facilitar a digestão? Então, comece a temperar bem as suas refeições. Condimentos como cebolinha e alecrim são terapêuticos e podem ajudar a fortalecer o organismo.

Antes de apresentar os detalhes, porém, é importante lembrar que tudo depende de uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis. Portanto, consulte um médico para uma avaliação geral. Além disso, acrescente a prática regular de atividade física no seu dia a dia.

Propriedades dos temperos

O manjericão, por exemplo, apresenta propriedades diuréticas. Já as folhas do orégano são descongestionantes. Esse tempero contribui também com o processo digestivo. Por sua vez, o alecrim ajuda a prevenir resfriados, assim como combate a dor de cabeça.

Fonte de ferro e vitaminas A e C, a cebolinha estimula o apetite, auxilia na digestão e ajuda no combate à gripe. Ela também possui propriedades que ajudam a controlar a pressão alta.

> Açúcar da fruta é bom ou ruim?

A salsa é fonte de vitamina C, que ajuda a manter o organismo reforçado. A erva-doce funciona como um calmante natural, combatendo também as cólicas.

Para os ingredientes apresentarem bons resultados é preciso manter uma regularidade no consumo. O ideal é contar com a ajuda de um nutricionista para montar um cardápio equilibrado.

> Plantas medicinais: como usar, quais benefícios e as mais comuns em Santa Catarina

Colunistas