O sábado de Carnaval em Florianópolis foi marcado pelo Bloco dos Sujos, responsável por lotar as ruas do Centro da Capital, em um dia em que as temperaturas ultrapassaram os 30°C. A festa ficou por conta do trio elétrico, palcos especiais, atrações musicais nacionais e por foliões que vestiram fantasias inusitadas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A estimativa da organização era receber 450 mil pessoas, 50 mil visitantes a mais do que o ano passado. A Polícia Militar informou que não divulga mais estimativa de público, e a organização não havia divulgado o total estimado de foliões até o início da noite deste sábado. No fim da noite, a prefeitura divulgou que contabilizou 100 mil foliões.
— A expectativa está gigante. A Ilha está muito mais cheia do que no ano passado e como o Bloco dos Sujos é o maior bloco de rua do Sul do Brasil, todo mundo conhece e todo mundo vai — afirmou Gabriel Cardoso, responsável pela organização, antes do evento. Neste ano, o bloco completou 80 anos.
O bloco começou por volta do 12h, em um “esquenta” em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis. Mas foi por volta das 14h que as ruas ficaram lotadas de foliões de todas as idades, que montam “kits de sobrevivência” para aguentar a festa, o calor e cuidar da saúde.
Continua depois da publicidade
— Não pode faltar o protetor solar, a carteira com dinheiro, claro, celular, mas também tenho curativos para usar caso precise em pequenos cortes — brincou Carina Carlan, de 37 anos.
Além do kit de sobrevivência, a folia da Capital no segundo dia de Carnaval 2025 ficou marcada por fantasias inusitadas, como a de Luiza Corrales Mori, de 15 anos, que acordou às 4h30min para se produzir do personagem do filme “Avatar”.
— Eu amo Avatar, um dos meus filmes favoritos e acho que se eu pudesse ser uma criatura mística eu gostaria de ser um Avatar. E uma das minhas paixões, é a maquiagem artística — conta Luiza.
Na expectativa do Oscar, amigos mantêm tradição de Carnaval
Amigos há mais de três anos, Danilo Galvão e Diego Assunção se fantasiaram de Elphaba, personagem de “Wicked”, filme que concorre em 10 categorias do Oscar 2025, incluindo a principal, de Melhor Filme. A escolha do traje faz parte da tradição dos colegas.
Continua depois da publicidade
— Todos os anos, há três anos, a gente vem se inspirando nas séries e nos melhores filmes que são bastante comentados no mundo. A gente começou com a Vandinha na série. Viralizou. Depois, no ano passado, em 2024, viemos com a Barba Estranha e, esse ano, a gente decidiu vir o Wicked, que foi estourado no mundo todo —detalha Danilo.
Já um grupo com cinco amigos (veja as fotos abaixo) decidiu que a fantasia deste ano para o Bloco dos Sujos seria de “cone de rua”. A ideia inusitada ocorreu após Eduardo Daniel, de 21 anos, ver um vídeo na internet e se inspirar no “look”.
— Eu vi um vídeo na internet de um homem vestido de cone. Ai pensei: “Preciso fazer isso”. A gente ficou umas sete horas fazendo essa fantasia. Demorou — conta Eduardo.
Veja as fantasias que marcaram o bloco dos sujos em Florianópolis
Continua depois da publicidade
Bloco dos Sujos anima comerciantes de Florianópolis
O Bloco dos Sujos também foi novamente uma oportunidade de renda extra para aqueles que escolhem passar o Carnaval trabalhando com a venda de comidas e bebidas.
Juliana Albuquerque Ramos, de 26 anos, atua como recepcionista de um consultório odontológico nos dias de semana, mas durante o Carnaval trabalha com o marido na venda de espetinhos e bebidas. A comerciante diz que monta a sua barraca em todos os blocos de Florianópolis, contudo, o “Sujos” é o mais esperado pelo casal devido ao movimento e ao retorno financeiro.
— Vale a pena porque a mão de obra, como é a gente que produz, acaba saindo barato. E como a gente corre atrás da mercadoria também, acaba saindo mais em conta ainda. Se a gente compra pronto, não lucra tanto, mas se você faz em casa, lucra mais e aqui a gente consegue lucrar bastante. A gente produz um espetinho por R$ 2,50 e conseguimos vender a R$ 15. É muito cansativo, mas vale a pena — explica.
Público agita Arena Centro
O agito na Arena Centro, em Florianópolis, próximo às ruas em que o público curtiu o Bloco dos Sujos, atraiu visitantes de outras cidades para aproveitar o circuito de Carnaval montado em pontos espalhados pela Capital. O público esperou por atrações nacionais que se apresentaram no palco 360° neste sábado, como o cantor Zé Felipe.
Continua depois da publicidade
A empresária Letícia Levandovski, 22 anos, saiu de Curitiba neste sábado e já desembarcou direto na multidão do bloco ‘Bloquete e Calma Beth’, que se reúne em torno do palco principal. A jovem viajou com o namorado, o analista de marketing João Paes, 23 anos, que decidiu pela aventura em cima da hora.
— Viemos na expectativa de curtir o melhor do carnaval, chegamos hoje. É nossa primeira vez na cidade e já estamos amando. As pessoas são incríveis, a cidade é linda, vai ser demais. Estou ansiosa para ver a dupla Bruninho e Davi — compartilha a empresária.
Como foi o Bloco dos Sujos
Leia mais
Bloco “que não sai do lugar”, Vento Encanado embala foliões no Centro de Florianópolis
De avatar a “cones de rua”: fantasias inusitadas invadem Bloco dos Sujos, em Florianópolis
Foliões montam ‘kit sobrevivência’ para 2° dia de Carnaval na Arena Centro em Florianópolis













