A previsão de chuva não desanimou os foliões que se reuniram neste sábado (14) para o Bloco dos Sujos, maior atração do Carnaval de rua de Santa Catarina. Milhares de pessoas lotaram as imediações da Praça XV e do Mercado Público de Florianópolis, ao longo da tarde, no Centro de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

A chuva caiu fraca no início da festa, por volta das 14h, mas logo parou. O tempo nublado acabou ajudando quem queria fugir do calor.

— É Carnaval, se chover não tem muito o que fazer, dá pra se divertir igual — diz Jéssica Campos, que veio de Joinville para curtir o primeiro Carnaval na Capital.

Teve também quem voltou para matar a saudade do bloco. Dirce Teresinha da Borba, de 87 anos, nasceu em Florianópolis, mas se mudou para Jaraguá do Sul há mais de 60 anos.

— A expectativa pra hoje é saúde e alegria, paz e amor — celebra Dirce, que foi à festa com fantasia colorida, acompanhada da filha.

Continua depois da publicidade

Fantasias e tradição

O Bloco dos Sujos mantém a tradição dos homens fantasiados com roupas femininas. Neste ano, apareceram homenagens a Shakira, Xuxa e Barbie, entre outros personagens.

— Hoje vim de Shakira, que vai estar no Rio de Janeiro. Mandei fazer na costureira — conta Nelson Vilela, integrante do Bloco das Piranhas, grupo de amigos que aposta em fantasias elaboradas.

Também houve quem produzisse o figurino em casa. Os amigos Fabio Mendes e Rafael Pacheco se vestiram de paquitas, com chapéus e pompons.

— Como bons millennials, viemos em homenagem à nossa rainha — brinca Fabio.

Confira algumas fantasias do Bloco dos Sujos

O maior bloco de SC

Criado em 1945 por grupos de amigos ligados a clubes e colégios tradicionais de Florianópolis, o Bloco dos Sujos começou no entorno da Catedral e da Praça XV. Com o passar dos anos, cresceu e passou a ocupar diferentes áreas do Centro, incluindo a região do Mercado Público.

Continua depois da publicidade

Atualmente, é considerado o maior bloco do Carnaval de rua de Santa Catarina. Em 2025, por exemplo, reuniu cerca de 400 mil pessoas. No entorno, os comércios se organizaram para aproveitar o movimento.

Uma lancheria montou uma “banca” na entrada da loja, com bebidas à venda.

— Normalmente vendemos pouca bebida alcoólica. Nos preparamos para o Carnaval e a expectativa de movimento é grande — diz Daniela Amorim, proprietária da lancheria.

A banca de jornal mais antiga da Praça XV também reforçou o estoque.

— A gente vende água, refrigerante, cerveja. No Carnaval compramos mais, porque fora dele vende pouco — conta Solange Maria da Costa.

Alterações no trânsito neste sábado (14)

Por causa do Bloco dos Sujos, o Centro de Florianópolis teve mudanças no trânsito neste sábado (14). A partir das 11h, a Avenida Paulo Fontes e os acessos à Praça XV de Novembro foram bloqueados para a circulação de veículos.

Continua depois da publicidade

Ao longo do dia, com o aumento do público, a área interditada pode ser ampliada para os arredores da Praça Getúlio Vargas e da Rua Presidente Nereu Ramos. A marginal da Avenida Gustavo Richard, em frente à Arena Floripa, será destinada ao embarque e desembarque de carros de aplicativo durante o Carnaval.

O transporte público funcionará com quadro especial, com partidas extras para atender os foliões. A orientação das autoridades é para que motoristas utilizem rotas alternativas e evitem dirigir após o consumo de bebida alcoólica.