O calor intenso não deu folga para os blumenauenses nesta segunda-feira (12) e a cidade atingiu um novo recorde de temperatura desse verão. Por volta das 16h, o termômetro oficial do município, localizado no Parque Ramiro Ruediger, indicou 37°C. Pode parecer bastante, mas outro número chama mais atenção, acredite: a sensação térmica chegou a 44,7°C, de acordo com dados do AlertaBlu.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O abafamento atrelado à folga de moradores pelas festividades carnavalescas deixou até mesmo a Rua XV de Novembro, uma das principais ruas da cidade, praticamente deserta nesta tarde. Quase não se viu pessoas transitando pelo “coração de Blumenau”.

Antes disso, a maior temperatura do verão de 2023/2024 havia sido registrada em 19 de janeiro, dia em que o blumenauense precisou lidar com 36,8°C — além de uma sensação térmica de 45,3°C. Até então, a marca teria sido a mais alta do último ano, conforme noticiado à época.

Os números entram para os recordes deste verão, mas perdem para outros momentos de calor extremo. Em janeiro de 2019, Blumenau teve a maior sensação térmica que se tem registro no município: 48,2°C. Também naquele mês houve uma das maiores temperaturas enfrentadas pelos blumenauenses: 41,6°C.

Continua depois da publicidade

Para tentar driblar o calor, além de muito protetor solar e água, há quem opte por se refrescar nos ribeirões da cidade. O Corpo de Bombeiros de Blumenau, no entanto, faz um alerta. Os locais mais perigosos estão sinalizados e os banhistas não devem ficar nesses locais. Nos demais pontos, a recomendação é sempre por prudência para evitar acidentes. Isso porque não há guarda-vidas fixos, apenas algumas rondas preventivas.

Comandante dos bombeiros de Indaial sobe o tom e pede que população evite rios no verão

Como blumenauense curtia o verão na cidade no século passado

Terça-feira tem mais calorão

A terça-feira (13) será um repeteco da segunda (12). De acordo com o AlertaBlu, o dia inicia com sol e poucas nuvens. Uma combinação perfeita para o calor intenso. Entre a tarde e a noite, a combinação do calor e a umidade com o avanço de uma frente fria sobre Santa Catarina favorece a condição para pancadas isoladas de chuva com trovoadas. Não se descarta o risco para temporais isolados.

Continua depois da publicidade

A mínima varia entre 24°C e 26°C e a máxima oscila entre 36°C e 38°C.

A boa notícia para quem não aguenta mais tanto calor é que na quarta-feira o cenário começa a mudar. O céu deve ficar nublado, com possibilidade de chuva fraca a moderada isolada em qualquer momento do dia. As mínimas variam entre 20°C e 22°C e as máximas oscilam entre 25°C e 27°C. Pelo menos na quinta e sexta a situação deve se manter igual, diz o AlertaBlu.

Leia mais

Como é um dia de verão na Praia do Pinho, berço do nudismo no Brasil; veja fotos

Praias agrestes de Balneário Camboriú são paraísos escondidos na badalada Dubai brasileira

Destaques do NSC Total