Jair Bolsonaro (PL) foi condenado a pagar R$ 1 milhão por danos morais coletivos após comparar o cabelo de um homem negro com “criatórios de baratas”, durante live em 2021, enquanto ainda era presidente. A decisão foi feita pelo Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4) e divulgada nesta terça-feira (16). O caso cabe recurso. Com informações do g1.

Continua depois da publicidade

O ex-presidente também deverá retirar de suas redes sociais o conteúdo de cunho discriminatório e intolerante, assim como “realizar retratação pública dirigida à população negra em relação ao conteúdo discriminatório contido nas suas declarações”. A União também foi responsabilizada a pagar R$ 1 milhão.

Na ação civil pública, a acusação classifica as falas como “discriminatórias e ofensivas à população negra”. O g1 entrou em contato com a defesa de Bolsonaro, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem. A  reportagem também pediu posicionamento à Advocacia Geral da União.

O que diz a ação contra Bolsonaro?

Segundo a ação, “a responsabilidade da União, por sua vez, decorre diretamente da indicada conduta discriminatória do Presidente da República, dada a sua condição de representante máximo do Poder Executivo”.

Tanto o Ministério Público Federal quanto a Defensora Pública da União (DPU) afirmam que as condutas de Bolsonaro extrapolam os limites da ofensa individual, visto que “configura verdadeira ofensa estigmatizante de discriminação e intolerância a qualquer pessoa negra”.

Continua depois da publicidade

“A conduta do Presidente da República Jair Bolsonaro visa a transmutar um elemento de afirmação da identidade negra em algo sujo, execrável e que identifica um padrão fenotípico da população negra como algo que a subjugasse a uma posição social inferior, em evidente comportamento discriminatório”, declaram os órgãos.

Veja fotos do julgamento da trama golpista

Entenda

O caso envolvendo Bolsonaro ocorreu em maio de 2021, quando um apoiador com cabelo estilo “black power” se aproximou do ex-presidente, pedindo para tirar uma foto. Em tom de brincadeira, o político disse que via uma “barata” no cabelo dele. O caso aconteceu em frente ao Palácio da Alvorada, transmitida por um canal em rede social simpático ao ex-presidente.

Dias antes, Bolsonaro havia feito comentários similares também em conversa com apoiadores. Ao ver um simpatizante com o cabelo ‘black power‘, Bolsonaro disse, aos risos: “O que que você cria nessa cabeleira aí?”. “Tem muita coisa”, respondeu, rindo, o homem, que depois tirou uma foto ao lado de Bolsonaro.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Além do núcleo crucial, entenda em que fase estão ações contra outros réus da trama golpista