O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve passar por uma cirurgia para corrigir uma hérnia inguinal bilateral na próxima quarta-feira (24), na véspera de Natal. O procedimento do político foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na última sexta-feira (19). Com informações do Estadão.

Continua depois da publicidade

A previsão, segundo os médicos, é de que Bolsonaro seja internado ainda na terça-feira (23). A data, porém, ainda depende de um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR). A cirurgia será feita no hospital DF Star, em Brasília.

Apesar de ter autorizado a cirurgia, Moraes negou o pedido da defesa de Bolsonaro para que ele cumpra a pena de 27 anos de prisão em regime domiciliar. Para o ministro, há “total ausência dos requisitos legais para a concessão” da prisão domiciliar, levando em consideração “reiterados descumprimentos das medidas cautelares diversas da prisão e os diversos atos concretos visando a fuga”.

Atualmente, Bolsonaro cumpre a pena na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

Entenda o quadro de saúde de Bolsonaro

perícia médica feita pelo Instituto Nacional de Criminalística concluiu que Jair Bolsonaro (PL) tem hérnia inguinal bilateral e necessita de cirurgia para tratamento.

Continua depois da publicidade

“Diante do exposto, essa junta médica pericial conclui que o periciado Jair Messias Bolsonaro é portador de hérnia inguinal bilateral que necessita reparo cirúrgico em caráter eletivo”, diz o resultado da perícia.

A perícia afirma ainda que houve “piora progressiva” do quadro de hérnia de Bolsonaro, provavelmente causado pelo “aumento da pressão intraabdominal decorrente dos soluços e da tosse crônica”.

Os peritos também deram o parecer sobre o quadro de soluços de Bolsonaro.

“No tocante ao quadro de soluços, o bloqueio do nervo frênico é tecnicamente pertinente. Quanto à tempestividade do procedimento, esta junta médica entende que deve ser realizado o mais breve possível, haja vista a refratariedade aos tratamentos instituídos, a piora do sono e da alimentação, além de acelerar o risco das complicações do quadro herniário, em decorrência do aumento da pressão intra-abdominal”, diz o documento.

Os 10 passos que levaram à prisão de Bolsonaro

Continua depois da publicidade

O que é hérnia inguinal?

De acordo com o Ministério da Saúde, a hérnia inguinal também é chamada de hérnia na virilha, justamente por serem comuns na zona em que fica a junção entre a coxa e a parte inferior do abdômen.

Considerada comum, esse tipo de hérnia surge quando uma porção do intestino ou de tecido adiposo se projeta por uma fraqueza na parede abdominal, provocando dor e incômodo. Em homens, a hérnia inguinal pode se estender até os testículos, provocando a chamada hérnia inguinoescrotal.

A hérnia não é causada por atividade física intensa, mas por uma fraqueza que já existia na parede abdominal. Tosse crônica ou obesidade podem agravar o problema.