nsc
dc

Onda de frio

Bom Jardim da Serra amanhece com -7,2 °C, quarto dia seguido de temperaturas negativas em SC

Os termômetros de 42 cidades ficaram abaixo de zero durante o amanhecer deste sábado (31)

31/07/2021 - 07h52 - Atualizada em: 31/07/2021 - 08h01

Compartilhe

Maria Eduarda
Por Maria Eduarda Dalponte
Urupema amanheceu com geada fraca neste sábado
Urupema amanheceu com geada fraca neste sábado
(Foto: )

O amanhecer do último dia de julho foi marcado por temperaturas negativas em 42 cidades de Santa Catarina, pelo quarto dia consecutivo. As regiões da Serra, Meio-Oeste e Norte catarinense tiveram o início do dia mais frio do Estado, com a menor temperatura, -7,2 °C, registrada em Bom Jardim da Serra, às 4h.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

No Norte catarinense, São Bento do Sul e Monte Castelo tiveram o amanhecer mais frio, com os termômetros marcando -3,1 °C e -3,5 °C, respectivamente. Outras nove cidades na região também amanheceram com as temperaturas negativas durante o sábado (31).

O Meio-Oeste foi a região com mais municípios abaixo de 0 °C. Ao todo foram 13, com as menores temperaturas em Curitibanos e Frei Rogério. Na Grande Florianópolis, apenas o termômetro de Rancho Queimado registrou temperaturas negativas, e no Oeste, apenas o de Água Doce.

> Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Na Serra catarinense, além de Bom Jardim da Serra, outras 10 cidades amanheceram com temperaturas negativas. E, no Vale do Itajaí, cinco cidades registraram temperaturas abaixo de 0 °C, com a menor temperatura em Rio do Campo.

As informações são da Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no Estado.

10 cidades com as menores temperaturas deste sábado (31)

- Bom Jardim da Serra -7,27 °C

- Urubici -4,78 °C

- Rio Rufino -4,70 °C 

- Urupema -4,24 °C

- Curitibanos -3,88 °C

- São Joaquim -3,76 °C  

- Monte Castelo -3,52 °C

- Frei Rogério -3,47 °C 

- Bom Retiro -3,42 °C

- Fraiburgo -3,28 °C

Veja a previsão para os próximos dias

O frio deve diminuir de forma gradativa no Estado durante os próximos dias. Segundo o metereologista da NSC, Leandro Puchalski, o sábado reserva o período entre o final da manhã e o início da tarde com temperaturas agradáveis, em torno de 16 a 19 °C. Durante a noite, Planalto Norte e Litoral Norte podem ter chuva isolada.

> Repórter da NSC aparece ao vivo enrolado em cobertor e viraliza na internet

Já no domingo, o amanhecer não será tão gelado como no sábado, mas o as temperaturas não irão subir ao longo da tarde e ficarão entre 12 e 14 °C, mantendo a sensação de frio no Estado durante todo o dia. O céu ficará encoberto por nuvens nas regiões que fazem divisa com o Paraná.

Na segunda-feira (2), as temperaturas se elevarão ao longo do dia. Todas as regiões devem apresentar sol entre nuvens no começo da semana.

Relembre

> SC amanhece com frio extremo de -8,9 °C e abaixo de zero em todas as regiões; veja fotos

Nessa onda de frio, que atinge Santa Catarina desde quarta-feira (28), a menor temperatura registrada foi em Urupema, na Serra, quando os termômetros marcaram -8,92 °C, às 7h de sexta-feira (30). 

Colunistas