nsc
dc

Chamas

Bombeiros combatem incêndio no Parque Nacional das Araucárias, no Oeste de SC

Incêndios em vegetação atingiram várias regiões de Santa Catarina durante o final de semana, especialmente no Oeste

08/11/2020 - 20h35

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
Incêndio Parque Nacional das Araucárias
Parque é formado principalmente por araucárias, árvores que correm risco de extinção
(Foto: )

Um incêndio atingiu neste domingo o Parque Nacional das Araucárias, no Oeste de Santa Catarina. O fogo atingiu uma área de vegetação entre os municípios de Ponte Serrada e Passos Maia.

> Vídeo mostra redemoinho de fumaça em incêndio no Oeste de SC

Conforme as informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, foram necessárias 10 horas de combate ao fogo em quatro pontos diferentes. Todos os focos foram apagados pelas equipes dos bombeiros e trabalhadores da região que ajudaram no rescaldo.

O Parque Nacional das Araucárias tem cerca de 12 mil hectares de área e foi criado em 2005. Administrado pelo ICMBio, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, o parque é composto principalmente por florestas de araucárias. Vários animais ameaçados de extinção habitam na área.

Santa Catarina passa por um período de estiagem que se prolonga desde meados do ano passado, e o tempo seco dos últimos dias favoreceu que incêndios florestais se alastrassem. Na região Oeste foi o segundo dia de trabalho intenso dos bombeiros, que também atenderam a outros incêndios nas cidades de Xaxim, Campo Erê e Abelardo Luz.

> Receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp. Clique aqui e saiba como

Colunistas