Um novo grupo de bombeiros militares de Santa Catarina está sendo enviado nesta segunda-feira (20) para o Rio Grande do Sul. Esta é a quarta equipe mobilizada para auxiliar no atendimento às vítimas da enchente no estado vizinho. Nesta força-tarefa, estão 12 bombeiros militares, dois cães de busca, seis viaturas 4×4, um caminhão, uma mini-escavadeira e equipamentos para Intervenção em Áreas Deslizadas (IAD).

Continua depois da publicidade

— Essa é a quarta missão, ela se concentrará nas cidades de Cruzeiro do Sul, Lajeado e as demais do Vale do Taquari. Neste momento, as equipes focarão na atuação e intervenção em áreas deslizadas, através do uso de cães de resgate e a equipe de extração de vítimas — explica o subcomandante geral  do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Jefferson de Souza.

Receba notícias da CBN Floripa pelo WhatsApp

Os militares fazem parte das guarnições de Chapecó, São Miguel do Oeste, Blumenau e Rio do Sul. Até agora, o governo do Estado já enviou 135 bombeiros militares; 11 cães de busca; 42 viaturas; 40 embarcações; 19 motores de popa; dois caminhões; uma mini-escavadeira; um quadriciclo; equipamentos para busca e resgate em áreas inundadas e em deslizamentos, além de drones.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a força-tarefa de Santa Catarina já salvou 3.024 pessoas, 550 animais e localizou 19 vítimas em óbito. Três dessas foram localizadas a partir do trabalho dos binômios, dupla formada por bombeiro militar e cão de busca.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Coleta de lixo de Florianópolis será normalizada até domingo, afirma secretário

Empresas de ônibus começam a retomar viagens de SC para RS

Megaoperação privada de SC para ajudar o RS tem até avião do Neymar

Destaques do NSC Total