Depois de meses de suspense, a Renault finalmente apresentou por inteiro o Boreal, o novo SUV médio da marca produzido no Brasil. Suas vendas, contudo, só começam no fim do ano.
Continua depois da publicidade
Com a estratégia de lançar carros mais sofisticados, a Renault aposta que seu design externo, com peso responsável na decisão de compra, vai impressionar os consumidores.
De fato, a frente do novo SUV, embora lembre mais o visual de modelos asiáticos do que europeus, é imponente e elegante.
Os SUVs compactos que mais valorizaram e os que perderam valor no último ano
A grade na cor da carroceria destaca o logo novo da marca e a assinatura luminosa inédita em led. A frente é diferenciada pelos faróis de led que se estendem até os para-lamas.
Continua depois da publicidade
Sua estética moderna e escultural combina elegância e tecnologias visíveis, adotando a nova identidade de design da Renault, que mescla elementos fluidos, curvas generosas e linhas de tensão com detalhes técnicos mais estruturados.
Com seus 4,56 m de comprimento (por 1,84 m de largura), o Renault Boreal possui uma superfície envidraçada contínua e um acabamento de teto sutil. As caixas das rodas de 19” são destacadas por protetores.
Interior sofisticado e tecnológico
Por dentro, o Renault Boreal representa um upgrade para a marca, com a aplicação de materiais de boa qualidade, soft touch e agradável.
O cockpit tem design inspirado nos modelos Renault 5 E-Tech e Renault 4 E-Tech elétricos, com um painel duplo horizontal. A primeira tela é um painel de instrumentos digital de 10” ao lado de outra tela de 10” do sistema multimídia, com a interface Google nativa.
Continua depois da publicidade
Ele integra o Google Maps com informações de trânsito em tempo real nas telas do veículo e permite controlar navegação, música, chamadas e o ar-condicionado por comando de voz através do Google Assistente. Além disso, há mais de 100 aplicativos disponíveis, incluindo sistemas de navegação como Waze, rádio via Radioplayer for Renault, plataformas de música como Amazon Music e streaming de vídeo com Prime Video.
As novidades (e descontos) da linha 2026 de híbridos e elétricos BYD
No console, a alavanca de transmissão compacta do tipo e-shifter e o volante multifunções com botões metálicos retroiluminados, mostram a preocupação com os detalhes.
Para completar a experiência, o Renault Boreal vem com sistema de som Harman Kardon Premium, desenvolvido em parceria com Jean-Michel Jarre, dez alto-falantes e ajustes acústicos personalizados conforme o ambiente. Jarre participou do projeto, desde a disposição dos alto-falantes até a calibração do software, garantindo uma alta precisão sonora compatível com a tecnologia da Renault.
A parte superior do painel possui toque suave, além de detalhes gravados a laser que interagem com a iluminação ambiente, disponível em 48 tons. Dependendo da versão e do país, o Renault Boreal oferece bancos em cores azul ou cinza.
Continua depois da publicidade
Os bancos dianteiros elétricos contam com memória de posição e massagem, além de espaços de armazenamento distribuídos por toda a cabine, duas portas USB-C na frente, carregador por indução e ar-condicionado automático dual-zone.
Atrás os passageiros encontram amplo espaço (são 2,70 m de entreeixos), saídas de ar dedicadas e duas portas USB-C. O porta-malas acomoda 522 litros.
Segurança completa
A arquitetura elétrica e eletrônica do Boreal permite integrar até 24 sistemas avançados de assistência ao motorista (Adas), incluindo recursos inéditos em seu segmento.
Continua depois da publicidade
Entre eles, destacam-se sistemas de segurança como alerta de permanência em faixa, assistência de permanência com correção no volante, assistência em situações com tráfego contrário e ponto cego, além de alertas visuais e sonoros para riscos como saída segura dos ocupantes, trânsito cruzado traseiro e risco de colisões. O veículo também conta com sistemas de frenagem automática de emergência, assistente de parada de emergência, reconhecimento de placas de velocidade, sensor de fadiga e outros.
O Renault Boreal oferece assistência de condução de nível 2, que combina controle de velocidade adaptativo com a tecnologia Stop&Go e assistência ao motorista para manter o veículo na faixa de forma fluida, proporcionando uma experiência de condução mais segura e confortável.
Sob o capô, o motor turboflex 1.3 TCe de 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque é associado ao câmbio EDC de dupla embreagem de seis marchas.
Os preços e mais detalhes técnicos serão divulgados próximo de seu lançamento no mercado, no final do ano.
Continua depois da publicidade
Os carros mais vendidos no semestre e seus similares que estão “flopando”
Mas já deu para perceber que a Renault se preparou para entregar ao mercado um SUV médio com design elegante, interior sofisticado e confortável e motor eficiente para disputar espaço com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Agora é esperar pelo seu preço.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
Leia mais
Governo zera IPI de carros “sustentáveis” e Kwid ganha desconto surpreendente
Ironia do destino: quando a Mercedes ajudou a criar uma futura rival











