Após um semestre todo de vendas, é possível analisar, a partir dos dados da Fenabrave, as tendências de vendas nos diversos segmentos.
Continua depois da publicidade
Entre os destaques, o VW Polo liderando entre os automóveis, vendendo até mais que modelos de entrada; o VW T-Cross, também na liderança isolada dos SUVs e as picapes pequenas, Strada pela liderança diante de todos os veículos e também a Saveiro.
Confira a análise completa
Carro de entrada: Fiat Mobi (33.230)
Flopando: Na verdade nenhum, porque atrás do Mobi, o Renault Kwid emplacou 26.380 unidades, em um segmento que só existem os dois modelos.
Hatch pequeno: Volkswagen Polo (57.216)
Flopando: Peugeot 208 (4.202) – o compacto que vendia uma média de 1.500 unidades por mês no ano passado, não emplaca mais do que uma média de 700 modelos por mês este ano, mesmo após reestilização.
Sedã pequeno: Hyundai HB20S (14.931)
Conheça a Amalfi, a nova Ferrari “de entrada” e com cor diferentona
Continua depois da publicidade
Flopando: Nenhum. Assim como nos modelos de entrada, esse segmento murchou e manteve apenas o Hyundai e o Fiat Cronos como representantes. A briga é boa: o sedã da Fiat vendeu 14.551 unidades até junho.
Sedã compacto: Chevrolet Onix Plus (21.559)
Flopando: O Nissan Versa é o lanterninha do segmento (5.367) , mesmo após o fim da produção do Toyota Yaris Sedan (que teve 3.911 vendidos).
Sedã médio: Toyota Corolla (18.396)
Flopando: VW Jetta (460), posicionado como modelo mais esportivo de nicho e às vésperas de vir atualizado do México, vendeu cerca de 230 unidades por mês em 2024, enquanto este ano a média seja de 75 unidades mensais.
SUV compacto: VW T-Cross (44.529)
Flopando: Hyundai Tucson (1.018) – O SUV compacto que já foi protagonista, agora vem importado e está desatualizado. Na Coreia do Sul, o Tucson já avançou uma geração em relação ao modelo à venda aqui.
Continua depois da publicidade
SUV médio: Toyota Corolla Cross (30.090)
Flopando: Honda ZR-V (1.230) – O crossover que nunca decolou vem despencando nas vendas. Em 2024, emplacou em média 500 unidades por mês e este ano caiu para cerca de 200 unidades mensais.
SUV grande: VW Taos (8.550)
Flopando: Mitsubishi Pajero – Outro modelo que já foi tão protagonista, hoje vende pouco. No semestre somou apenas 1.148 unidades, menos de 100 por mês.
Picape pequena: Fiat Strada (62.697)
Flopando: Outro segmento sem perdedores, porque só conta com duas representantes. A VW Saveiro resiste, vendendo 29.146 unidades no semestre. Ou seja, de todos os segmentos de picape, só perde para a Strada, então é a segunda picape mais vendida do Brasil.
Picape compacta: Fiat Toro (23.332)
Flopando: Ford Maverick (882) – O modelo importado vende este ano a metade do que vendia no ano passado e pode retomar o fôlego com a chegada do novo modelo 2026.
Continua depois da publicidade
Picape média: Toyota Hilux (23.151)
Flopando: JAC Hunter (205) – A picape média chegou otimista, mas bateu no tradicionalismo do segmento e não vingou, mesmo diesel.
Picape grande: RAM 3500 (956)
Flopando: Chevrolet Silverado (358) – A GM tanto quis retomar este segmento, mas o domínio das RAMs não deixa. Assim, a picape grande da Chevrolet que conseguia emplacar quase 100 unidades por mês em 2024, neste ano não chega a 60.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
Leia mais
20 lançamentos imperdíveis que vão “ferver” mundo dos carros neste semestre
Conheça a Amalfi, a nova Ferrari “de entrada” e com cor diferentona














