O sistema de pagamentos instantâneos Pix passou a contar a partir desta quarta-feira (1º) com um “botão de contestação”. A ferramenta poderá ser ativada diretamente no aplicativo do banco em casos de fraude, golpe ou coerção. A novidade faz parte do Mecanismo Especial de Devolução (MED), desenvolvida para evitar o uso da ferramenta para práticas golpistas. As informações são do jornal O Globo.
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De acordo com informações do Banco Central, a intenção é que o “botão de contestação” do Pix facilite o questionamento de transações suspeitas dos usuários. A novidade pode aumentar a velocidade de bloqueio de recursos na conta de criminosos.
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Ao acionar a opção, a informação é repassada para o banco da conta suspeita de golpe, que deve bloquear os recursos na conta, caso estejam disponíveis. Depois disso, os bancos têm até sete dias para analisar a contestação.
Caso haja confirmação de se tratar de um golpe, a devolução pode ser efetuada em prazo de até 11 dias. No caso de falhas operacionais de ferramentas como o Pix automático, a devolução pode correr em prazo menor, de até 24 horas.
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Ao acionar o botão de contestação, é preciso dar informações sobre a transação para ajudar na apuração. A ferramenta não deve ser usada em caso de arrependimento ou erro no envio de Pix, pois será destinada apenas a casos de fraude, golpe ou coerção.
O “botão de contestação” do Pix está disponível no próprio aplicativo do banco em que o correntista faz as transações. Ao acioná-lo, é possível selecionar a transação que o usuário deseja contestar e, em seguida, repassar as informações solicitadas pelo banco.
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