A falta de eventos públicos literários na Grande Florianópolis levou uma estudante a reunir leitores para um programa diferente, em São José. O “boteco literário da Iza” foi realizado em 11 de janeiro deste ano, no Bar Santa Filomena, na Praia Comprida.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp 

Izadora do Amaral Castro, de 22 anos, é uma estudante universitária que cria conteúdo literário nas redes sociais desde 2021. Movida pela vontade de compartilhar suas leituras com as pessoas, Iza teve a ideia de realizar um evento literário em um lugar diferente e sociável: um bar.  

Ela criou um evento literário no estabelecimento do pai, Rodrigo Nascimento Castro, para reunir e conhecer leitores catarinenses.

Para divulgar o encontro, a leitora produziu um vídeo contando sobre a ideia e convidou todos os interessados a comparecer ao local do evento. O vídeo, postado no Instagram, tem quase 7 mil visualizações. Mais de 30 pessoas compareceram ao encontro, que foi noite adentro terminando apenas às 2h da manhã. 

Continua depois da publicidade

Veja vídeo do evento

Literatura no bar 

Segundo Iza, os participantes jogaram bingo e outros jogos literários. As ganhadoras levaram brindes para casa e até os maridos de algumas leitoras entraram na brincadeira para ganhar prêmios. 

 —  Algumas pessoas levaram seus maridos, que se mostraram bem parceiros e jogaram até bingo, ganhando livros para as suas esposas. Tiveram influenciadoras presentes também e compartilhamos muita informação referente a criação de conteúdo. A troca foi bem bacana — , relembra Izadora.

De acordo com Iza, os participantes estavam bem distantes no início do evento, mas, com o passar do tempo, começaram a interagir. 

Continua depois da publicidade

— O povo estava bem dividido. Tinha uma mesa grande com o pessoal que lia mais romance e eu já esperava a presença, porém tinha um pessoal que lia clássicos e fantasia e eu me surpreendi com o fato de que o evento chegou neles. Conversamos sobre o lançamento do novo livro da série de “Quarta Asa” e as meninas estavam bem empolgadas com “Tempestade de ônix”— contou.

Segundo a organizadora, os participantes só precisaram arcar com os custos da bebida, já que a família da leitora organizou um churrasco especial.

Veja fotos do evento

Apoio da família 

A leitora conta que o pai apoiou a ideia do evento literário no estabelecimento e ajudou na preparação do encontro. 

Continua depois da publicidade

— Eu queria conhecer pessoas novas que gostassem da mesma coisa e tive a ideia de fazer um evento no boteco do meu pai, já que ele tinha recém assumido e seria legal para dar visibilidade também—relembrou.

A decoração e organização do evento contou com a ajuda de muitos parentes da leitora, mas foi o padrinho Rafael Nascimento Castro que se destacou: 

— Eu queria fazer uma coisa bonitinha, então a ideia de fazer uma parede literária decorada com pôster e cards, para tirar fotos, surgiu. A ideia dos balões na decoração veio do meu padrinho, ele que fez tudo. Eu dei as ideias e ele foi executando, foi uma ajuda em conjunto—  relembra Iza.

Nova edição do evento 

A família pretende realizar um próximo evento no inverno, com uma edição especial repleta de comidas típicas e bebidas da região. A data prevista para esse encontro ainda não foi definida, mas segundo Iza, a próxima edição está prevista para acontecer depois da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em junho. 

Continua depois da publicidade

Apesar de ter adorado o encontro, Iza sente falta de eventos públicos voltados aos leitores na região. 

— Esses eventos são muito legais, mas não chamam tanta atenção porque não têm uma divulgação oficial. Acho que falta um evento regional, com apoio da prefeitura, para que a gente possa chegar em mais leitores — avalia a estudante.

Florianópolis nunca teve uma Bienal do Livro 

Apesar de ser um grande polo turístico e econômico, a capital do Estado, Florianópolis, nunca realizou uma Bienal do Livro.

Em São José, a segunda edição do evento está prevista para ocorrer em setembro deste ano. 

Leitores catarinenses e moradores da região questionam, então, os motivos de Florianópolis não realizar o evento.  

Continua depois da publicidade

— Eu sinto falta de eventos literários aqui. Uma cidade como Floripa, que é tão grande turisticamente, não ter uma Bienal, por exemplo, é ruim —desabafa Izadora. 

O que diz a prefeitura 

Contatado, o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Florianópolis, Roberto Katumi, não informou os possíveis motivos que impediram a realização do evento até agora, mas afirmou que a possibilidade será estudada.  

Até o momento, não há nenhuma data prevista para uma possível Bienal do Livro em Florianópolis. 

Leia mais 

Segunda Bienal do Livro em São José deve acontecer em setembro de 2025 

Relembre os livros mais vendidos na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo