O Brasil ultrapassou, na terça-feira (9), os Estados Unidos na em mortes diárias por Covid-19. Foram 1.954 mortes em apenas um dia, conforme o consórcio de veículos de imprensa. Já os EUA, registraram 1.947 mortes, segundo dados do “Our World in Data”, da Universidade de Oxford. 

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Esta não é a primeira vez que o Brasil passa os EUA em número de óbitos. A primeira vez foi no dia 05 de março, quando 1.760 brasileiros morreram. Desde então, o país tem superado os números dos Estados Unidos todos os dias. 

Estados Unidos e Brasil são os dois países que mais registraram mortes por Covid-19 no mundo desde o início da pandemia. Os EUA registraram 527.699 mortes, enquanto que o Brasil acumulou 268.568 mortes até a noite de terça (9). Só em março, já são 13.550 vidas de brasileiros perdidas para a Covid-19. 

Situação do Brasil preocupa 

Enquanto os brasileiros passam por um momento complicado da pandemia e tem apenas 4,1% da população vacinada contra Covid-19, os americanos estão em um processo de vacinação em massa. Segundo o Our World in Data, foram aplicadas 90,2 milhões de doses nos Estados Unidos. 

Continua depois da publicidade

Fevereiro foi um mês difícil para o Brasil, que acumulou o segundo maior número de mortes em apenas um mês na pandemia: 30.484 óbitos devido à Covid-19. Julho, até agora, é o mês com mais mortes pelo coronavírus, com 32.912 vidas perdidas – uma diferença de menos de 2 mil pessoas entre cada mês.  

> SC confirma 109 novas mortes por covid-19, soma mais alta em um boletim diário

Novas medidas restritivas 

Com o aumento disparado de casos e previsões nada animadoras para março, os governos estaduais estabeleceram medidas mais duras de combate à pandemia. 

Nas últimas semanas em Santa Catarina, tanto o governo do Estado quanto as prefeituras estabeleceram novas regras, incluindo fechamento de serviços não essenciais, cancelamento de aulas presenciais e novas medidas para o transporte público. 

Durante reunião entre o governo e prefeitos, nesta quarta-feira (10), SC definiu uma lei seca que proíbe a venda de bebidas alcoólicas das 21h até às 6h em todo o território estadual e vai prorrogar as restrições dos finais de semana. 

Continua depois da publicidade

> Painel do coronavírus: veja a evolução dos casos em SC

O Amapá determinou, na terça-feira (9), um toque de recolher a partir das 21h. Também fica proibido o consumo de bebida alcoólica em espaços públicos e dentro de estabelecimentos. 

No Pará, o toque de recolher às 21h passa a valer a partir desta quarta (10). Academias e cinemas não podem funcionar por sete dias.  

A Bahia anunciou, na semana passada, um toque de recolher até 31 de março. Já o governo de São Paulo deve anunciar restrições mais rígidas ainda nesta quarta.

*Com informações de G1