O remake de Renascer dedica grande parte do centésimo capítulo da “novela das nove” à trama de Buba, nesta quinta-feira (16). Após mais de uma década desde que foi expulsa da casa dos pais, a personagem retorna para sua cidade natal incentivada por José Augusto. O confronto de Buba com o próprio passado acontece no contexto em que a família não aceita sua identidade.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Prazer, Buba

Nos últimos capítulos de Renascer, José Augusto (Renan Monteiro) e Buba (Gabriela Medeiros) vêm se aproximando a partir do apoio mútuo pela morte de José Venâncio (Rodrigo Simas). Dentre as conversas compartilhadas por Guto e Buba, há o recorrente papo do passado da mulher.

Continua depois da publicidade

Quem é Gabriela Medeiros, atriz que interpreta Buba no remake de Renascer

O médico chegou a ver fotos de quando a Buba era uma criança, e ainda utilizava um nome masculino. Ele incentivou que ela confrontasse o próprio passado para não viver mais presa ao tratamento que recebeu da família quando foi expulsa de casa por ser quem é.

Com esse apoio, Buba retorna para sua cidade natal ao lado de José Augusto e encara os pais, Meire (Malu Galli) e Humberto (Guilherme Fontes), pela primeira vez após a transição de gênero. As cenas com os pais acrescenta uma nova dimensão à personagem, que, após anos afastada, se vê no desafio de ser reconhecida como mulher. Buba também aproveita para rever Décio (Miguel Rômulo), o único amigo de sua infância.

Bubas diferentes

Continua depois da publicidade

A nova versão de Renascer é escrita por Bruno Luperi com base na obra de Benedito Ruy Barbosa, que foi ao ar na TV Globo em 1993. Apesar da escolha de fazer poucas mudanças no roteiro original, a Buba de 2024 é bem diferente da personagem de 1993.

Enquanto em 1993 Buba era intersexo, a personagem no remake é uma mulher transexual. Essa mudança impacta em novas decisões da produção da novela e novos debates são levantados no enredo de Renascer. Como é o caso do confronto de Buba com os pais, que se mostram pessoas transfóbicas.

Desde o início da novela, as cenas de Buba revelam desafios para a produção do remake. Agora, o retorno da personagem a sua cidade natal vai definir o tom que Bruno Luperi abordará para o futuro de Buba: “É um capítulo, assim como os anteriores e os que estão por vir, que chega com a mesma seriedade e com o compromisso de entreter, de informar e de apresentar discussões que sejam pertinentes de serem feitas em escala nacional”, reflete Luperi.

Continua depois da publicidade

Leia também

Como a gravidez de Teca vai definir o destino de Buba em Renascer

Veja como foi o primeiro beijo de Buba e José Augusto em Renascer de 1993

Conheça o novo elenco de Renascer e compare com a versão original

Destaques do NSC Total