nsc
dc

Sul de SC

Cachalote-pigmeu grávida é encontrada morta na Praia do Cardoso, em Laguna

O cetáceo da espécie Kogia breviceps é um "primo dos golfinhos", segundo especialistas

24/10/2019 - 09h57 - Atualizada em: 22/10/2020 - 07h29

Compartilhe

Lariane
Por Lariane Cagnini
Fêmea estava no meio da gestação
Fêmea de cachalote-pigmeu estava no meio da gestação
(Foto: )

Um Cachalote-pigmeu (Kogia breviceps) foi encontrada morta na Praia do Cardoso, em Laguna. Moradores acionaram a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) na terça-feira, e os pesquisadores recolheram o animal para análise. Na necropsia, foi constatado que a fêmea estava grávida, aproximadamente no meio da gestação.

> Cachalote transportada com escolta policial morre em Florianópolis

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

A Cachalote-pigmeu pesava 325 quilos e tinha 2,65 metros de comprimento, e o filhote media 64 centímetros. A médica veterinária Nicole Nigro informou que o animal estava recém-morto, o que permitiu a coleta de tecidos para realização de exames complementares. Além da causa da morte, o resultado dos exames auxilia na obtenção de dados e novas informações sobre a espécie.

— Observamos uma parasitose intensa na região caudal do crânio, próximo ao canal auditivo, que pode ter contribuído para o encalhe do animal. No entanto é necessário aguardar os resultados dos exames histopatológicos e microbiológicos para definir corretamente a causa da morte — explicou.

> Cinco toninhas são encontradas mortas na Praia do Sol em Laguna, Sul de SC

De acordo com a equipe do PMP, o Cachalote-pigmeu é um cetáceo dentado, e ele não ultrapassa os quatro metros de comprimento. Eles se alimentam em grandes profundidades, basicamente de moluscos, camarões e peixes. A espécie é pouco estudada no Brasil, e não é comum ser avistada.

O PMP é desenvolvido para atender uma condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Colunistas