nsc
hora_de_sc

Servidos?

Café: descubra os mitos e as verdades sobre a bebida

Atualmente o país é responsável por aproximadamente um terço da produção mundial

24/05/2020 - 11h48 - Atualizada em: 01/10/2020 - 09h55

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
 Xícara de café com espuma desenhada
Xícara de café com espuma desenhada
(Foto: )

O Dia Nacional do Café é celebrado em 24 de maio no Brasil, desde 2005 quando a data foi incluída no Calendário de eventos por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC. No 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional do Café.

Atualmente o país é responsável por aproximadamente um terço da produção mundial de café, mas a ligação do Brasil com o grão é antigo e representa um importante período histórico de desenvolvimento econômico e da própria sociedade brasileira.

> Chocolate pode prevenir doenças cardiovasculares e ósseas, além de reduzir estresse

Na lista de consumo de bebidas dos brasileiros o café aparece em segundo lugar, perdendo apenas para água. Como não gostar de um cafezinho? No entanto, existem algumas discussões sobre os benefícios e malefícios da bebida para a saúde.

Confira alguns mitos e verdade sobre o café:

Café dá dor de cabeça?

Mito. A cafeína é uma substância presente em diversos medicamentos que combatem a dor de cabeça. Se a bebida causa dor de cabeça em algumas pessoas, isso pode acontecer porque seu sistema nervoso já é hiperativo e a cafeína pode reforçar isso.

Café tira o sono?

O café possui a cafeína que age como um estimulante no cérebro, dificultando o sono e combatendo a fadiga, o que faz com que o consumidor da bebida se atente mais nas suas atividades – por um tempo determinado. Para os que sofrem de insônia, o café não é necessariamente o causador da falta de sono, já que tem um efeito passageiro de duas horas, mais ou menos.

> Quais alimentos podem ajudar a regular o nível do colesterol

Cafeína em excesso faz mal?

Tudo que ingerimos em excesso não faz bem para a nossa saúde. Segundo periódico científico da Food and Chemical Toxicology, a quantidade máxima de consumo de cafeína por dia é de 400ml, ou três xícaras de 150ml por dia.

Não pode tomar medicamentos com café?

O café pode impedir as reações químicas propostas pelas substâncias em medicamentos.

Crianças podem tomar café?

A bebida pode dificultar a absorção de algumas substâncias importantes para uma criança em crescimento. É recomendado que antes dos seis anos de idade, a criança não consuma a bebida.

> Saiba mais sobre o consumo de café por crianças

Quem, assim como o Ale, não troca o café por nada? Assista:

> Saiba como harmonizar chocolate e vinho

Colunistas