O Dia Nacional do Café é celebrado em 24 de maio no Brasil, desde 2005 quando a data foi incluída no Calendário de eventos por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC. No 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional do Café.
Continua depois da publicidade
Atualmente o país é responsável por aproximadamente um terço da produção mundial de café, mas a ligação do Brasil com o grão é antigo e representa um importante período histórico de desenvolvimento econômico e da própria sociedade brasileira.
> Chocolate pode prevenir doenças cardiovasculares e ósseas, além de reduzir estresse
Na lista de consumo de bebidas dos brasileiros o café aparece em segundo lugar, perdendo apenas para água. Como não gostar de um cafezinho? No entanto, existem algumas discussões sobre os benefícios e malefícios da bebida para a saúde.
Confira alguns mitos e verdade sobre o café:
Café dá dor de cabeça?
Mito. A cafeína é uma substância presente em diversos medicamentos que combatem a dor de cabeça. Se a bebida causa dor de cabeça em algumas pessoas, isso pode acontecer porque seu sistema nervoso já é hiperativo e a cafeína pode reforçar isso.
Continua depois da publicidade
Café tira o sono?
O café possui a cafeína que age como um estimulante no cérebro, dificultando o sono e combatendo a fadiga, o que faz com que o consumidor da bebida se atente mais nas suas atividades – por um tempo determinado. Para os que sofrem de insônia, o café não é necessariamente o causador da falta de sono, já que tem um efeito passageiro de duas horas, mais ou menos.
> Quais alimentos podem ajudar a regular o nível do colesterol
Cafeína em excesso faz mal?
Tudo que ingerimos em excesso não faz bem para a nossa saúde. Segundo periódico científico da Food and Chemical Toxicology, a quantidade máxima de consumo de cafeína por dia é de 400ml, ou três xícaras de 150ml por dia.
Não pode tomar medicamentos com café?
O café pode impedir as reações químicas propostas pelas substâncias em medicamentos.
Crianças podem tomar café?
A bebida pode dificultar a absorção de algumas substâncias importantes para uma criança em crescimento. É recomendado que antes dos seis anos de idade, a criança não consuma a bebida.
Continua depois da publicidade
> Saiba mais sobre o consumo de café por crianças