Beber dois litros de água pode não ser o ideal para algumas pessoas. Mas quanto, então, seria o ideal? Para descobrir o quanto se deve consumir durante o dia, conheça um novo método que faz o cálculo baseado apenas no peso de cada pessoa. No entanto, saiba que outros fatores como prática de atividade física devem ser levados em consideração. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Em média, um adulto precisa beber dois litros de água por dia. Mas não tem uma fórmula única para todo mundo: a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo.
Dá para fazer um cálculo individual: multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo. Por exemplo: uma pessoa que pesa 55 quilos deve tomar pelo menos 1,9 litro diariamente. Mas você não precisa fazer a conta: use a calculadora no topo desta reportagem.
Entenda por que beber água em excesso faz mal à saúde
Continua depois da publicidade
De acordo com médicos ouvidos pelo g1:
- Água é insubstituível: o ideal é que esses dois litros sejam apenas de água, sem contar a que está presente em alimentos ou outras bebidas que podem ser ingeridas ao longo do dia.
- A melhor hidratação é feita de forma gradual: ou seja, beba pequenas quantidades de água durante a manhã, tarde e noite. Faz mal para a saúde ficar o dia todo sem beber uma gota e, à noite, tomar um litro de uma vez só.
- Para pessoas que suam mais, estão em locais quentes e secos ou praticam esportes e atividades físicas, o consumo de água diário pode aumentar para 3,5 até 4 litros.
- Há pessoas que possuem restrições na ingestão de água e, por isso, podem beber apenas 1 ou 1,5 litro por dia. É o caso de pacientes com problemas cardíacos específicos ou outras comorbidades.
Segundo os especialistas, não dá para substituir um copo de água por uma lata de refrigerante ou um copo de suco. Se você quiser variar na ingestão do líquido, o ideal é fazer isso com a própria água.
Setor de saúde em SC pode ter ‘ponto de virada’ com polos regionais
— O que dá para fazer é, em determinados momentos, tomar água aromatizada, com fruta ou gás para variar um pouco e ajudar no paladar — diz o endocrinologista Madson Queiroz de Almeida, presidente do Departamento de Adrenal e Hipertensão da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
Leia também:
Donos de vans protestam em Blumenau: “Não somos culpados pela baixa adesão aos ônibus” – NSC Total
Continua depois da publicidade
Família se despede de jovem morto em acidente com carroça em SC: “Ficha não caiu”