nsc
dc

Previsão

Calor acima da média marca verão em SC; entenda como será

Fenômeno La Niña deve se manter durante toda a estação e pode influenciar o clima no Estado

21/12/2021 - 10h28

Compartilhe

Camilla
Por Camilla Martins
Praia da Joaquina em Florianópolis
No próximo trimestre a ocorrência de chuvas deve ficar abaixo da média na região Oeste de SC
(Foto: )

O verão no Hemisfério Sul começa às 12h59min desta terça-feira (21) e promete ter temperaturas acima da média e chuva em volume padrão, apesar de mal distribuída, em Santa Catarina. A nova estação, que termina no dia 20 de março de 2022, deve ser mais quente que o normal, com massas de ar quente frequentes e duradouras em todas as regiões do Estado, de acordo com a Epagri/Ciram.  

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

— O que a gente consegue prever é um padrão do clima, mas não é possível dizer quantos graus a mais vamos ter na média da temperatura — explica a meteorologista da Epagri/Ciram, Gislânia Cruz. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), existe uma probabilidade de mais de 60% de que o fenômeno La Niña se mantenha durante o verão. O fenômeno que é caracterizado pelo resfriamento em áreas do Oceano Pacífico Equatorial tem interferência em todos os continentes. 

> 13 praias desertas para conhecer em Santa Catarina

— Esse resfriamento interfere no globo todo, pois influencia no padrão atmosférico. Em Santa Catarina, o La Niña tem mais impacto na primavera do que no verão. Na primavera ele provoca normalmente um frio tardio e muita geada — afirma Gislânia Cruz.

Durante o próximo trimestre a ocorrência de chuvas deve ficar abaixo da média na região Oeste. De acordo com a previsão dos meteorologistas, entre a segunda quinzena de dezembro e durante o mês de janeiro deve haver mais chuva no Litoral catarinense e no Vale do Itajaí. A tendência nesse período é que do Oeste ao Planalto os dias sejam predominantemente ensolarados. 

> Verão começa com alerta de temporais em SC por causa de calorão, umidade e ciclone

— O verão é uma estação em que ocorrem bastante temporais. Essa "chuva de verão" normalmente acontece em pancadas de chuva e costuma ser passageira, mas às vezes ela pode vir acompanhada por temporais com ventania e granizo — afirma a meteorologista.

Os dados informados pela Epagri/Ciram foram reunidos no fim do mês de novembro. Na próxima segunda-feira (27), um fórum deve reunir os meteorologistas que vão avaliar se a previsão para os próximos meses terá alguma alteração. 

Veja como será o verão no vídeo:

Leia também

Túnel submerso entre Itajaí e Navegantes terá pedágio e passará embaixo dos navios

Pacotão de reajustes e gratificações dos servidores de SC vai à votação sob pressão

Bombeiro morre de ataque fulminante no dia em que recebeu a farda em Jaraguá do Sul

Colunistas