nsc
dc

Eleições 2020

‘Somos a candidatura que se opõe ao governo Bolsonaro’, diz Elson Pereira, candidato a prefeito em Florianópolis

Nome do PSOL participou nesta quarta (4) de série de entrevistas do DC e da CBN Diário

04/11/2020 - 08h35 - Atualizada em: 04/11/2020 - 10h14

Compartilhe

Por Guilherme Simon
Elson Pereira
Candidato Elson Pereira foi o entrevistado desta quarta-feira (4)
(Foto: )

Elson Pereira (PSOL), candidato a prefeito em Florianópolis, participou de entrevista na manhã desta quarta-feira (4) no Diário Catarinense e na CBN. A conversa ao vivo com o jornalista Mário Motta e com participação do colunista Ânderson Silva teve duração de 20 minutos e foi a terceira da série com os candidatos à prefeitura da Capital nas Eleições 2020.

> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições 2020

​Ações durante a pandemia de coronavírus, financiamento do transporte público e a pesquisa Ibope divulgada na última segunda (2) foram alguns dos temas abordados. Elson destacou que a candidatura liderada por ele “representa um coletivo do campo democrático popular” e que é a candidatura "que se opõe ao governo Bolsonaro".

— Nós somos uma candidatura que representa muito mais um coletivo do que representa as pessoas, e esse coletivo viu na pessoa do professor Lino Peres, na minha pessoa, a possibilidade de trazer transformações necessárias para o município de Florianópolis, transformações no campo social, ambiental, da mobilidade urbana, do planejamento, na medida em que acreditamos que Florianópolis precisa hoje ser trazida para o século 21 em muitos aspectos — destacou.

A série de entrevistas com os candidatos começou nesta segunda-feira e vai até o dia 12 de novembro, sempre às 10h, e pode ser acompanhada no NSC Total e na CBN Diário. Alexander Brasil (PRTB), Ângela Amin (Progressistas) e Elson Pereira (PSOL) foram os primeiros a participar. Nesta quinta (5), a entrevistada será a candidata Gabriela Santetti (PSTU). O primeiro turno das eleições ocorre no dia 15 de novembro.

Confira a íntegra:

Leia trechos da entrevista

Pesquisa Ibope

“Acredito que a principal indicação que essa pesquisa nos apresenta é exatamente essa possibilidade, essa tendência de crescimento da nossa candidatura. Essa tendência nos mostra um caminho acertado do ponto de vista da nossa estratégia de campanha, da nossa comunicação, da nossa conversa com a população de Florianópolis, nós quase dobramos o nosso índice, e nos apresenta como uma candidatura realmente à altura do debate em Florianópolis e à altura de chegarmos ao segundo turno.”

> Ângela Amin destaca experiência e promete ‘ação voltada ao cidadão’ em Florianópolis

Financiamento coletivo do transporte público

“Quando falamos aqui num financiamento coletivo do transporte urbano, significa que a gente está propondo a construção de um fundo, esse fundo receberia recursos de diversas fontes (...) Quando nós falamos num caminho para a tarifa zero, é no sentido de a gente ir diminuindo cada vez mais a tarifa, de forma que o usuário do transporte coletivo contribua cada vez com um valor menor, e o conjunto da sociedade financie o transporte coletivo, assim como acontece, por exemplo, na saúde pública.”

Pandemia de coronavírus

“Eu enquanto prefeito dessa cidade, a partir do dia 1º de janeiro, a primeira coisa que eu vou montar é um gabinete de crise, um gabinete de especialistas, não só de especialistas da saúde, do quadro da prefeitura. Ouvir o conselho municipal de saúde e especialistas da cidade (...) E esse gabinete, juntamente com outras forças da cidade, irá estabelecer protocolos que vão colocar muito claro o cuidado com a saúde, e ser pró-ativo na ajuda das pequenas e microempresas.”

Oposição a Bolsonaro

"Nós somos a candidatura que se opõe ao governo Bolsonaro, diferente da maioria das candidaturas que aqui se apresentam, algumas de forma bastante clara, outras de forma velada, até um pouco envergonhadas, mas, sim, estão ligadas ao governo Bolsonaro. Então nós somos, sim, uma candidatura de lado. A ‘Frente Democrática por Floripa’ tem lado, e esse lado é claro."

> 'Vamos administrar com os melhores’, diz Alex Brasil, candidato a prefeito de Florianópolis

Série de entrevistas com candidatos

As entrevistas com os candidatos de Florianópolis são feitas diariamente às 10h, ao vivo, com duração de 20 minutos, e seguem até o dia 12 de novembro. Elas são transmitidas em tempo real pelo portal NSC Total e pelas redes sociais do Diário Catarinense. Todos os 10 candidatos da Capital foram convidados.

> Ibope Florianópolis: pesquisa aponta vitória de Gean no primeiro turno

Serão abordados temas relevantes da cidade, a fim de divulgar as propostas de cada um. O calendário de entrevistas segue a ordem alfabética dos nomes dos candidatos no Tribunal Superior Eleitoral.

Próximas entrevistas

Dia 5 - quinta-feira

Gabriela Santetti (PSTU)

Dia 6 - sexta-feira

Gean Loureiro (DEM)

Dia 7 – sábado

Hélio Bairros (Patriotas)

Dia 9 - segunda-feira

Jair Fernandes (PCO)

Dia 10 - terça-feira

Orlando Silva (Novo)

Dia 11 - quarta-feira

Pedro Silvestre (PL)

Dia 12 - quinta-feira

Ricardo Vieira (Solidariedade)

Colunistas