Um cachorro morreu ao ser arrastado por quilômetros pelas ruas de Indaial, no Médio Vale do Itajaí. O animal estava preso ao engate do reboque de um carro, como mostram imagens que repercutiram nas redes sociais. 

Continua depois da publicidade

Na gravação o veículo aparece, inclusive, circulando em alta velocidade e fazendo ultrapassagem em local proibido. O motorista foi localizado e preso.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O episódio bárbaro de crueldade ocorreu na noite desta terça-feira (1º). A Polícia Militar contou que recebeu mais de 30 denúncias de pessoas que viram o animal sendo arrastado, alguns até tentaram parar o veículo, mas o motorista teria ignorado os alertas. 

Com o apoio da comunidade, a PM conseguiu chegar até a casa do homem que dirigia um Santana. No local, encontrou o animal morto debaixo do carro amarrado por uma corda.

Continua depois da publicidade

O homem teria reagido à abordagem e a polícia informou que precisou usar spray de pimenta para contê-lo. Ele foi preso em flagrante pelo crime de maus-tratos. 

Na delegacia teria confirmado ser o dono do cão, mas disse que não foi ele quem amarrou o animal ao engate do veículo. 

Uma audiência de custódia será feita na tarde desta quarta-feira (2), quando o juiz vai decidir se o homem permanece preso.

Dentro do carro a polícia encontrou ainda dois passarinhos em uma gaiola. Seriam aves das espécies chupim e galo-de-campina, ambos pássaros nativos brasileiros. Por isso o homem deve responder também por crime ambiental, conforme Lei 9.605/98.

Continua depois da publicidade

A polícia disse que na manhã de terça já havia sido mobilizada para uma ocorrência envolvendo o homem, que estaria ameaçando o vizinho com uma faca. Na oportunidade ele assinou um termo circunstanciado e foi liberado.

Assista ao vídeo do cão sendo arrastado por Indaial

Leia também

> Imagens mostram alagamentos provocados por temporal no Alto Vale do Itajaí

> Investigação apura quem se beneficiou com invasão na Vila Bromberg

> Quem era o trabalhador morto em acidente com elevador em Balneário Camboriú