O jovem ítalo-britânico Carlo Acutis, que ficou conhecido como “padroeiro da internet” e por ser o primeiro santo da geração millennial, se tornou santo neste domingo (7). Ele foi canonizado pelo papa Leão XIV em uma cerimônia no Vaticano, acompanhada por milhares de fiéis. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Além de Carlo Acutis, o italiano Pier Giorgio Frassati, jovem conhecido por ajudar os necessitados que morreu de poliomielite na década de 1920, também foi canonizado.
O papa Leão XIV declarou na abertura do evento que os dois eram exemplos de santidade e de auxílio aos necessitados. A missa solene no Vaticano começou às 5h, no horário de Brasília.
— Todos vocês, todos nós juntos, somos chamados a ser santos — disse o pontífice à multidão que acompanhava a cerimônia na Praça São Pedro.
Esta foi a primeira canonização realizada pelo papa Leão XIV, eleito em maio. A canonização de Carlo Acutis estava prevista para ocorrer em 27 de abril, mas foi suspensa por conta da morte do papa Francisco.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Vaticano, 36 cardeais, 270 bispos e centenas de padres se inscreveram para celebrar a missa ao lado de Leão. Os números mostram o grande apelo dos novos santos tanto para a hierarquia quanto para os fiéis comuns.
A partir da canonização, ele passa a ser chamado de santo. Essa classificação representa para a Igreja Católica o reconhecimento de que a pessoa viveu de forma santa e está no céu.
Quem foi Carlo Acutis
Nascido em Londres, na Inglaterra, em 3 de maio de 1991, Carlo Acutis cresceu em Milão, na Itália. Ainda criança ele se tornou católico e devoto da Virgem Maria. Em 2020, ele foi beatificado pelo Vaticano depois do seu primeiro milagre ser reconhecido pela Igreja Católica.
O milagre aconteceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Carlo Acutis teria curado uma criança brasileira que tocou em uma relíquia sua em 12 de outubro de 2010. Em maio de 2024, ele teve outro milagre reconhecido pela Igreja.
Continua depois da publicidade
O garoto tinha um conhecimento acima da média sobre computadores e criou um site dedicado à catalogação de cada milagre já relatado, também usado para evangelizar.
— Ele era um especialista em computação, lia livros de engenharia da computação e deixava todos maravilhados, mas colocava seu dom a serviço dos outros e o usava para ajudar seus amigos v conta a mãe.
Leia também
Quem foi Carlo Acutis e por que ele virou santo conhecido como “padroeiro da internet”
Os livros que contam a história de Carlo Acutis, o primeiro santo “millenial”
 
				 
                                     
                            
                            



