Carlos Bolsonaro muda domicílio eleitoral para SC; veja local de votação
Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro pretende concorrer ao Senado por SC e confirmou mudança no título eleitoral para São José, na Grande Florianópolis
Carlos Bolsonaro e escola Professor Laércio Caldeira de Andrada, que será local de votação de ex-vereador do RJ em SC (Fotos: Luciola Villela, CMRJ / Google Street View, Reprodução)
O ex-vereador do Rio de Janeiro e pré-candidato a senador Carlos Bolsonaro (PL) confirmou a mudança de domicílio eleitoral da capital carioca para Santa Catarina. A informação foi atualizada no sistema da Justiça Eleitoral.
Continua depois da publicidade
O novo local de votação de Carlos Bolsonaro será a Escola de Educação Básica Professor Laércio Caldeira de Andrada, na rua Altamiro di Bernardi, bairro Campinas, em São José, na Grande Florianópolis. Até o início da semana, o local de votação do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro ainda era um colégio no bairro Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Aliados de Carlos Bolsonaro já haviam confirmado que ele tinha escolhido a cidade de São José para fixar residência em SC. O agora pré-candidato a senador já havia frequentado a cidade para fazer cursos em um clube de tiro.
Entenda a crise com candidatura de Carlos Bolsonaro em SC
1
Jair Renan em SC: Carlos Bolsonaro não foi o primeiro filho do ex-presidente a migrar para SC. Em março de 2024, Jair Renan se filiou ao PL e anunciou a pré-candidatura a vereador de Balneário Camboriú, cargo para o qual foi eleito (Foto: Arquivo NSC)
O plano de Carlos em SC: a primeira vez em que membros da família Bolsonaro admitiram o plano de Carlos Bolsonaro concorrer ao Senado por um estado que não o Rio de Janeiro, incluindo SC e MT entre as opções, foi em julho de 2024 (Foto: Alan Santos, PR)
Carol e Júlia? Até início do ano, PL tinha as deputadas federais Carol de Toni e Júlia Zanatta como pré-candidatas ao Senado. Bolsonaro chegou a citá-las como nomes que apoiaria em entrevista. Cenário mudou após aproximação de Carlos com SC (Fotos: Arquivo NSC)
Articulação sobre João Rodrigues: antes de encampar pedido por Carlos, Jair Bolsonaro chegou a afirmar “ainda ter esperança” de ter prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), como candidato a senador na chapa de Jorginho Mello. Prefeito, no entanto, mira o governo (Foto: Reprodução)
Reação de entidades: os planos de Carlos Bolsonaro para concorrer em SC geraram reações de entidades. A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) divulgou nota afirmando que o Estado não precisa “importar candidatos” (Foto: Reprodução)
Chegada de Carlos a SC: vereador do Rio, Carlos Bolsonaro debutou no Estado ao participar de protestos em favor da anistia em Criciúma (foto) e Florianópolis, no início de agosto. Dias depois, Jair Bolsonaro teve prisão domiciliar decretada (Foto: Reprodução)
Gestos a Amin e risco a Carol: aproximação de Carlos Bolsonaro com SC coincidiu com sinais do governador Jorginho Mello de que deseja ter Esperidião Amin (PP) na chapa como candidato a senador, para atrair os partidos PP e União Brasil (Fotos: Arquivo NSC)
Onda de apoio a Carol: com Carlos e Amin como favoritos, o espaço para a candidatura ao Senado de Carol de Toni passou a se fechar, mas uma onda de apoio à deputada se formou, com manifestações até mesmo da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (Foto: Reprodução)
Jornada de Carlos por SC: Carlos Bolsonaro iniciou uma jornada por mais de 10 cidades de Santa Catarina. Nos encontros, aproximou-se de Carol de Toni e passou a defender uma chapa “pura” do PL, com Carol e Carlos como candidatos ao Senado (Foto: Reprodução)
Visitas a Bolsonaro: com visita autorizada pelo STF, o governador Jorginho Mello visitou Jair Bolsonaro na casa dele, em Brasília, discutiu a chapa ao Senado e definiu que cada um indicaria um nome. Carol de Toni e Amin também visitaram Bolsonaro no último mês (Foto: Reprodução)
Ana Campagnolo x Eduardo Bolsonaro: deputada estadual comentou possível chapa com Carlos Bolsonaro e defendeu Carol de Toni, que segundo ela poderia até ter de mudar de partido. Eduardo Bolsonaro respondeu com críticas à catarinense (Fotos: Arquivo NSC)
Racha no Bolsonarismo: a troca de farpas desencadeou um debate público no PL, com manifestações contra e a favor do projeto de Carlos Bolsonaro em SC. Nomes como Flávio Bolsonaro e Jorge Seif fizeram publicações em defesa de Carlos (Fotos: Arquivo NSC)
A mudança de domicílio eleitoral de Carlos Bolsonaro ocorre dias após a oficialização da renúncia dele ao mandato de vereador no Rio de Janeiro. Com isso, representa o “segundo passo” legal do filho do ex-presidente para poder concorrer a senador por Santa Catarinanas eleições de 2026. Segundo advogados de Direito Eleitoral consultados pela reportagem, bastará agora manter a filiação partidária ativa até o período das eleições para poder disputar a vaga ao Senado.
Continua depois da publicidade
Consultados pela reportagem do NSC Total, aliados de Carlos Bolsonaro afirmaram que ele deve passar o fim de ano próximo da família no RJ e a partir do início de 2026, acelerar a jornada por municípios de SC.
Pré-candidatura de Carlos Bolsonaro causou racha em SC
A candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado por SC movimentou o tabuleiro político da direita em SC e chegou a causar brigas públicas de lideranças do bolsonarismo. A deputada estadual Ana Campagnolo afirmou que a vinda de Carlos para a disputa em SC fecharia o espaço no partido à deputada federal e aliada Carol de Toni (PL), que também deseja concorrer ao cargo e pode ter que mudar de partido, já que a chapa do PL pode abrir a segunda vaga para Esperidião Amin (PP), com o intuito de fortalecer a aliança de reeleição do governador Jorginho Mello.
Como resposta, os irmãos de Carlos, Flávio e Eduardo Bolsonaro, reagiram nas redes sociais defendendo o direito de concorrer do irmão e reclamando das críticas públicas de Campagnolo em entrevistas. Nas últimas semanas, com a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e o início do cumprimento da pena, a repercussão sobre o assunto diminuiu entre os bolsonaristas de SC.