nsc
hora_de_sc

publicidade

Festa

Carnaval 2020: saiba quais os dias de folia 

Entenda por que a data muda a cada ano

07/01/2020 - 16h51

Compartilhe

Por Janaína Laurindo
(Foto: )

Em 2020, a terça-feira de Carnaval cai no dia 25 de fevereiro. Em Santa Catarina o início dos festejos é marcado pelo desfile do Bloco Enterro da Tristeza, no centro de Florianópolis, que acontece na quinta-feira, 20 de fevereiro. Já na sexta, a folia se espalha por todo o Estado parando somente na Quarta-feira de Cinzas, no dia 26 de fevereiro. Mas você sabe porque o dia do Carnaval modifica de ano para ano?

A verdade é que a data está associada a celebração da Páscoa, que é definida por uma conjunção astral que muda todos os anos. Como regra, a Páscoa deve cair no primeiro domingo após a lua cheia que segue o equinócio — data em que dia e a noite tem a duração exata de 12 horas — e que marca o início da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul.

O que acontece em 2020 é que o equinócio de outono acontece no dia 20 de março, depois dessa data o primeiro domingo com lua cheia será o de 12 abril, sendo então o dia em que a igreja católica celebra a Páscoa. Segundo as tradições cristãs a festa pagã deve acontecer 47 dias antes, isso porque a Semana Santa inicia no Domingo de Ramos, exatamente 40 dias antes da terça-feira de Carnaval. É o período da Quaresma, em que a comunidade cristã reserva para a preparação da celebração pascal, feita por meio de jejum, abstinência de carne, caridade e orações.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Entretenimento

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade