O Carnaval é uma das festas que mais reúnem turistas em Santa Catarina. Só em Florianópolis, a expectativa é de que 1,5 milhão de pessoas são esperadas para aproveitar a extensa programação, além das já tradicionais atrações turísticas. No entanto, quem busca curtir a folia ou uns dias de sossego pode se deparar com a dúvida: a data é feriado em Santa Catarina?
Continua depois da publicidade
Apesar da forte tradição cultural e da paralisação de serviços em grande parte do país, o Carnaval não é considerado feriado nacional no Brasil porque não consta na lista de datas oficiais previstas em lei federal. A folga durante o período ocorre, na maioria dos casos, por meio de feriados estaduais ou municipais — especialmente na terça-feira de Carnaval — ou por decretos de ponto facultativo, prática comum no serviço público.
No setor privado, a liberação dos funcionários depende de acordos internos ou convenções coletivas, o que explica por que, apesar da percepção generalizada de feriado, o funcionamento de empresas e serviços pode variar de uma cidade para outra.
Como funciona o ponto facultativo?
Em dias de ponto facultativo, funcionários públicos são dispensados sem terem prejuízo no salário ou faltas. O sistema costuma ser utilizado em dias úteis entre feriados e finais de semana.
Já para empresas privadas, no caso de ponto facultativo, cabe ao empregador decidir como irá funcionar a escala, com a alternativa de dar folga ou não aos funcionários. É diferente dos feriados, em que a empresa é obrigada a liberar os empregados.
Continua depois da publicidade
E como será em Santa Catarina?
O funcionalismo público estadual funcionará no Carnaval com base em decreto publicado no dia 27 de janeiro, em que os feriados e pontos facultativos de 2026 foram informados. A prefeitura de Florianópolis segue o mesmo decreto, que tem como determinação que os dias de Carnaval sejam ponto facultativo.
A mudança se aplica para a segunda e terça-feira de Carnaval e a manhã de Quarta-feira de Cinzas em todo o funcionalismo público, com exceção dos serviços essenciais que atuam em regime diferenciado. Confira:
- 16 de fevereiro (segunda-feira de Carnaval) – ponto facultativo
- 17 de fevereiro (terça-feira de Carnaval) – ponto facultativo
- 18 de fevereiro (Quarta-Feira de Cinzas) – ponto facultativo até às 14h
Carnaval em Florianópolis terá mais de 100 blocos de rua
O Carnaval de rua 2026 em Florianópolis está programado para igualar e até superar o público do ano passado, que contou com 1,5 milhão de foliões nas ruas da Capital. Com programação oficial entre 13 e 16 de fevereiro, a festa será espalhada por nove arenas, com mais de 100 blocos de rua, além de shows gratuitos com artistas nacionais em diferentes estilos — do pagode ao pop.
Continua depois da publicidade
A folia foi organizada pela Prefeitura de Florianópolis em parceria com a agência Hit Makers, com o objetivo de fortalecer o Carnaval de rua e descentralizar a festa — levando a programação para nove bairros da cidade: Centro, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Canasvieiras, Ponta das Canas, Ingleses, Lagoa da Conceição, Campeche e Pântano do Sul.
A novidade deste ano é a presença de trios elétricos no Centro e um circuito maior de música popular, com nomes da música brasileira confirmados em palcos ao ar livre, de maneira totalmente gratuita. Veja a programação:
- 13 de fevereiro (sexta) — Em Cima da Hora e Ferrugem (pagode)
- 14 de fevereiro (sábado) — Jammil e Diana Dias (axé)
- 15 de fevereiro (domingo) — MC Pedrinho e MC Davi (funk/pop)
- 16 de fevereiro (segunda) — Glória Groove (pop)
Veja a programação do Carnaval de Florianópolis
Continua depois da publicidade







