A modelo gaúcha Caroline Trentini desabafou nas redes sociais sobre o golpe no WhatsApp que sua mãe sofreu. Lourdes Trentini, de 70 anos, zerou a conta bancária e pediu empréstimos, achando que estava fazendo transferências para ajudar a filha em uma emergência. Em entrevista ao programa Mais Você nesta quinta-feira (27), Carol fez um alerta sobre golpes em idosos.  

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

A modelo relatou que usaram seu nome e uma foto sua com os filhos, Bento e Benoah, e entraram em contato com Lourdes pelo WhatsApp. O golpista fingiu estar com um novo número de celular, e solicitou uma “transferência de valor alto e urgente”. 

— Minha mãe que faria qualquer coisa por suas filhas, por sua família, pegou um táxi, no meio dessa pandemia e foi até o banco, já que tinha estourado o limite de transferência no dia. Chegou lá e solicitou o aumento para as transferências — relatou a modelo.  

Carol relatou que os criminosos continuaram pedindo dinheiro e a mãe, preocupada com a filha, continuou atendendo os pedidos de trasnferências. 

Continua depois da publicidade

— Minha mãe por total falta de conhecimento sobre os limites da perversidade humana nesse meio digital, saiu do banco com as economias de uma vida zerada, sem o dinheiro da venda da sua casa, que ela trabalhou tanto pra possuir, onde criou três filhas sozinha e ainda devendo empréstimos — conta.  

> Mãe esperta dá volta em golpista de whatsapp e faz ELE perder dinheiro

Golpes em idosos 

Após o desabafo nas redes sociais, Carol revelou que ficou surpresa com a quantidade de mensagens que recebeu de pessoas que também foram vítimas desses esquemas. 

— Não podemos normalizar esse tipo de coisa. Não podemos nos conformar achando que “acontece”. Não deveria acontecer. Nem com ela, nem comigo e nem com ninguém.
Por minha mãe e por tantas pessoas que com vulnerabilidade digital, principalmente idosos, que são as maiores vítimas desse tipo de crime, eu vou até o fim nessa história — declarou a modelo.

Leia também

CPF e dados vazados? Saiba o que fazer

Golpe do WhatsApp: como ativar a segurança em duas etapas para ficar seguro

Golpe do WhatsApp, boleto falso e fraude bancária: conheça os crimes digitais mais comuns

Destaques do NSC Total