nsc
santa

Cultura

Casinha de chocolate homenageia Rota do Enxaimel de Pomerode

Iniciativa enaltece método construtivo germânico

23/06/2022 - 13h52

Compartilhe

Talita
Por Talita Catie
Produto destaca as tradições germânicas da comunidade onde fica a empresa
Produto destaca as tradições germânicas da comunidade onde fica a empresa
(Foto: )

A Rota Enxaimel de Pomerode ganhou uma homenagem especial e inspirou uma embalagem para chocolates. A partir de agora, quem visitar a cidade mais alemã do Brasil vai poder garantir uma lembrança que carrega a essência do modelo construtivo germânico que atrai turistas ao Vale do Itajaí. 

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

A ideia veio de uma empresa que nasceu em Pomerode e leva o nome da cidade para o todo o país como destaque na produção de chocolates finos. A proposta da Nugali une uma paixão nacional pelo doce com um pouco da cultura regional de onde o produto foi produzido. 

A embalagem consiste em uma casa feita em papel que faz referência às peças de madeira da arquitetura enxaimel. Nessa técnica construtiva característica dos imigrantes, as paredes são erguidas como num quebra-cabeças, só com encaixes, sem pregos ou parafusos.

A Rota do Enxaimel, em Pomerode, foi eleita em 2021 uma das melhores do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU). A vila reúne a maior concentração de casas no estilo enxaimel fora da Europa, conjunto arquitetônico e paisagístico que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

A vila com cerca de três mil moradores tem restaurantes, passeios, hospedagens, lojas de artesanato e de guloseimas que estão integrados à paisagem rural e à Mata Atlântica do Vale Europeu. Harmonia entre desenvolvimento econômico, tradição e meio ambiente levou a ONU a incluir o roteiro entre as 41 melhores vilas turísticas do mundo.

> Nugali Chocolates inaugura visitação à fábrica, em Pomerode

Confira fotos da Rota do Enxaimel de Pomerode:

Leia também 

Igreja enxaimel de Benedito Novo: história, fotos e curiosidades sobre o templo

Igreja centenária de Ascurra celebra missas em italiano mensalmente

Blumenau abriga primeira Igreja Luterana do Vale do Itajaí; veja fotos

Colunistas