nsc
nsc

ENTRE AS MELHORES DO MUNDO

Rota do Enxaimel de Pomerode recebe selo internacional de turismo da ONU

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
02/12/2021 - 09h39 - Atualizada em: 02/12/2021 - 10h31
Roteiro inclui 50 casas construídas com a técnica
Roteiro inclui 50 casas construídas com a técnica (Foto: Divulgação)

Pomerode tem mais um bom motivo para celebrar as origens germânicas. A Rota do Enxaimel, que reúne 50 casas do estilo espalhadas ao longo de um percurso de 16 quilômetros no bairro Testo Alto, foi selecionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

O roteiro recebeu nesta quinta-feira (2), em cerimônia em Madri, na Espanha, o selo International Best Tourism Villages. A iniciativa reconhece zonas rurais onde o turismo preserva tradições, oferece oportunidades e valoriza a diversidade e o meio ambiente.

Entre vilas turísticas brasileiras, a Rota do Enxaimel concorreu com São Bartolomeu, em Ouro Preto (MG), e Alberto Moreira, em Barretos (SP), as outras duas indicações feitas pelo Ministério do Turismo. Mais de 170 destinos de 75 países se inscreveram, mas apenas 41 foram selecionados — entre eles o pomerodense, o único representante brasileiro.

Na avaliação, a ONU considera destinos turísticos alinhados aos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). A lista inclui agricultura sustentável, redução de desigualdades, oportunidades de trabalho decentes, crescimento econômico, consumo e produção responsáveis e promoção da igualdade de gênero. Em Pomerode, mais da metade dos atrativos que compõem o roteiro são liderados por mulheres.

— O turismo cultural e rural permite a entrada no empreendedorismo de famílias sem a necessidade de um aporte muito grande. É mais democrático — avalia Ivan Blumenschein, vice-presidente da Associação Rota do Enxaimel.

A Roda do Enxaimel tem a maior concentração fora da Alemanha de casas construídas neste estilo — as paredes são montadas a partir de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila, numa espécie de quebra-cabeças. O percurso envolve cerca de 3 mil moradores da cidade e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Comitiva brasileira recebeu o selo em cerimônia nesta quinta-feira (2)
Comitiva brasileira recebeu o selo em cerimônia nesta quinta-feira (2)
(Foto: )

Interessados em conhecer a rota podem acessar o site www.rotadoenxaimel.com.br para mais detalhes. O roteiro inclui atrativos gastronômicos, como restaurante, empório e visita a uma fábrica de chocolate, além de opções de hospedagem e passeios pela natureza.

A cerimônia na Espanha que reconheceu a Rota do Enxaimel ocorreu durante a assembleia geral da Organização Mundial do Turismo, agência da ONU focada no desenvolvimento da atividade. Participaram o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o representante da Associação Rota do Enxaimel, Albert Sabin, e o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek.

Confira fotos da Rota do Enxaimel de Pomerode:

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Tucanos de Blumenau com mandato foram contra a maré nas prévias do PSDB

Passagem de ônibus de Blumenau não vai mais aumentar em 2021

Fecomércio-SC abre disputa pela presidência após abalo da Operação Mercúrio

Caso de racismo volta a agitar bastidores do setor cervejeiro no Brasil​​

Blumenau e Florianópolis sobem e Joinville cai em ranking de cidades com serviços inteligentes

Britânia planeja investir R$ 130 milhões em nova fábrica de eletrodomésticos em SC​

Empresa gaúcha de refrigerantes abre novo centro de distribuição em Blumenau​​

Segunda maior casa enxaimel de Blumenau vai ganhar anexo para ser concedida à iniciativa privada​​​

Natal em Blumenau tem potencial para ser a Oktoberfest de novembro e dezembro

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas