A fabricante de eletrodomésticos Britânia planeja erguer uma nova fábrica em Joinville. A unidade terá 75,9 mil metros quadrados de área construída e será instalada em um terreno de 166,1 mil metros quadrados na Rua Dona Francisca, distrito de Pirabeiraba. O investimento estimado é de R$ 130 milhões. Depois de pronta, a planta terá capacidade para empregar até 640 pessoas.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

As informações, preliminares, constam em um estudo de impacto de vizinhança (EIV) do empreendimento protocolado na prefeitura de Joinville e que está em análise. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente já emitiu a licença ambiental prévia para a obra, válida por 18 meses. O município também solicitou, no dia 18 deste mês, informações complementares à empresa.

De acordo com o EIV, o cronograma de implantação é de até 20 meses – a partir do momento em que forem superadas todas as etapas burocráticas. Na nova planta, a Britânia pretende montar, inicialmente, cooktops, liquidificadores e ventiladores. De acordo com a demanda, posteriormente outros produtos devem ser acrescentados à linha, como centrífugas, bebedouros, purificadores, batedeiras, espremedores e lavadoras.

No documento, a empresa justifica a implantação do empreendimento para atender a uma demanda de mercado em plena expansão, “somada à localização privilegiada que oferece boa infraestrutura e praticidade ao setor de montagem de produtos eletrônicos e eletrodomésticos na região Norte de Santa Catarina”.

Continua depois da publicidade

A coluna tentou contato com a empresa para comentar o projeto, mas não conseguiu retorno até o momento da publicação.

Com sede corporativa em Curitiba (PR), a Britânia já tem três unidades em Joinville: uma fábrica e um centro de distribuição em Pirabeiraba e um armazém geral no Distrito Industrial. 

Fundada em 1956 como uma metalúrgica fabricante de fogões, fogareiros e móveis metálicos, a companhia é hoje uma das maiores marcas de eletrodomésticos do Brasil. São 5 mil funcionários diretos e mais de 600 produtos nas linhas de eletroportáteis, som e vídeo, climatização, linha branca e cuidados pessoais.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Continua depois da publicidade

Leia também

Empresa gaúcha de refrigerantes abre novo centro de distribuição em Blumenau

Carta aberta ao Concurso Brasileiro de Cervejas reacende debate sobre racismo no setor

Segunda maior casa enxaimel de Blumenau vai ganhar anexo para ser concedida à iniciativa privada

Malwee reforça na COP-26 o papel de protagonista no debate ambiental na indústria​​

Natal em Blumenau tem potencial para ser a Oktoberfest de novembro e dezembro​​​​​​

Laboratório Hemos de Blumenau é vendido por R$ 35 milhões a gigante nacional da medicina

Destaques do NSC Total