O caso de dengue tipo 3 identificado em uma paciente de Santa Catarina é uma preocupação para a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Segundo o diretor-geral do órgão, João Augusto Brancher Fuck, este sorotipo da doença nunca havia sido registrado antes no Estado.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O diretor explica que existem quatro sorotipos de dengue, dois deles já em circulação: DENV1 e DENV2. O DENV3, identificado na paciente de Itajaí, foi motivo de alerta também da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ela se recuperou bem.

No caso dessa paciente, o caso é importado, ou seja, ela já veio infectada de Punta Cana, na República Dominicana. Mesmo assim, segundo o diretor, é uma preocupação.

— Sempre que há um novo sorotipo em circulação existe um risco de transmissão mais intensa da doença —, explica. Segundo ele, uma pessoa que pegou dengue tipo 1, por exemplo, está imunizada apenas contra este sorotipo.

Continua depois da publicidade

O risco de uma reinfecção ser mais grave é porque o sistema imunológico da pessoa já está mais fragilizado, independente de qual sorotipo for contraído. Como o tipo 3 nunca circulou em Santa Catarina, o motivo de alerta é maior, já que nem mesmo quem já pegou dengue tem imunidade contra este sorotipo.

SC registra caso de dengue tipo 3, sem circulação há 15 anos

— A gente pode ver cidades já infestadas pelo mosquito terem uma transmissão mais intensa. A prevenção ainda é o melhor a se fazer, principalmente nos meses mais quentes, que favorecem a proliferação do mosquito —, diz o diretor.

Dengue em Santa Catarina

O boletim epidemiológico divulgado pela Dive nessa quarta-feira (22) mostra um aumento nos casos de dengue no Estado. De 1º de janeiro a 20 de novembro de 2023, foram notificados 240.929 casos
suspeitos de dengue em Santa Catarina. Desses, 118.307 foram confirmados.

Em relação aos casos confirmados, houve aumento de 41,45% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 83.636 casos da doença.

Continua depois da publicidade

Além do DENV3, foram identificados casos de dengue causados pelos sorotipos DENV1 e DENV2, sendo que o DENV1 é o sorotipo predominante.

Dengue em SC atinge em sete meses mesmo número de mortes de todo ano passado

Do total de casos confirmados até agora (118.307), 110.053 são autóctones, ou seja, tiveram transmissão dentro do Estado, e estão distribuídos em 130 municípios de Santa Catarina, e 37 municípios atingiram o nível de epidemia. Uma epidemia ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e de habitantes, quando a taxa de incidência é maior de 300 casos por 100 mil habitantes.

Até o momento, foram confirmados 98 óbitos pela doença. As mortes começaram em fevereiro deste ano, e o aumento, segundo a Dive, coincide com o maior número de casos notificados.

Prevenção da dengue

O mosquito transmissor da doença se prolifera em ambientes com água parada. Por isso, segundo a Dive, algumas atitudes simples podem ajudar a evitar a disseminação deste inseto, como esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus, abrigados da chuva.

Continua depois da publicidade

Os sintomas da dengue incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Podem ocorrer também náuseas e vômitos.

— Todos os casos de dengue devem ser monitorados quanto à presença de sinais de alarme, que são: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos, queda excessiva da pressão arterial, sangramentos de mucosas, sonolência ou irritabilidade —, alerta Fábio Gaudenzi, médico infectologista e superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina.

A hidratação adequada é outro ponto importante.

— Desde a entrada na unidade de saúde até a alta, a recomendação é hidratar. Isso é essencial para evitar a evolução dos casos leves em graves —, destaca Gaudenzi.

Leia também

Temporal, vendaval e granizo são previstos para SC nesta quinta-feira

VÍDEO: Super-heróis “invadem” hospital de SC e surpreendem crianças em ação contra o câncer

Segunda melhor fruta do mundo tem produção em SC concentrada em apenas duas cidades

Destaques do NSC Total