Faustão chamou a atenção do Brasil ao passar recentemente por um retransplante renal e um transplante de fígado, após dois outros transplantes. O caso enfrentado pelo apresentador, de 75 anos, não é frequente, mas é algo possível na medicina, explicou o cardiologista Raphael Bosche Guimarães em conversa com Caras Brasil. 

Continua depois da publicidade

De acordo com o especialista, o transplante de coração é um procedimento de grande porte, que exige muito esforço do organismo e uma boa adaptação. Em alguns casos, a função de outros órgãos já está comprometida antes mesmo da cirurgia, e o quadro pode se agravar no período pós-operatório, o que pode levar a outros transplantes. 

 — Se o coração ficou doente por muito tempo antes da substituição, a circulação reduzida pode ter causado danos crônicos nos rins ou no fígado. Além disso, o uso de medicamentos imunossupressores, essenciais para evitar a rejeição do órgão, pode trazer efeitos colaterais, principalmente sobre os rins — explica.

O médico alerta que, após uma cirurgia de alta complexidade, há maior risco de complicações. Faustão já foi submetido a um transplante de coração, em agosto de 2023, e a outro de rim, em fevereiro de 2024.

— O corpo inteiro sente o impacto. Mesmo quando o transplante cardíaco é bem-sucedido, o paciente continua em uma fase muito delicada de recuperação, e qualquer complicação pode afetar outros sistemas. {…}  Cada caso é único. O importante é reforçar que o acompanhamento médico rigoroso, a detecção precoce de problemas e o cuidado multidisciplinar são essenciais para prolongar a vida e preservar a função dos órgãos”. 

Continua depois da publicidade

Veja as fotos de Faustão

Entenda o caso do Faustão

Segundo médicos, o procedimento de retransplante renal era aguardado há um ano, e foi realizado na quinta-feira (7) . O apresentador agora passa por um controle infeccioso e está em reabilitação clínica e nutricional para que o quadro de saúde se estabilize.

Em janeiro, Faustão precisou ser internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, também para tratar uma infecção. O apresentador já foi submetido a um transplante de coração, em agosto de 2023, e a outro de rim, em fevereiro de 2024.

No caso de Faustão, os órgãos transplantados (fígado e rim) vieram de um mesmo doador, o que pode aumentar as chances de compatibilidade. A Central de Transplantes de São Paulo acionou o hospital após a identificação de um doador compatível e a confirmação da viabilidade dos órgãos para o apresentador. Mais detalhes sobre o processo de transplante de Faustão não foram divulgados.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Qual o valor do patrimônio de Faustão e quem são os seus herdeiros

Caso Faustão: mais de mil pessoas aguardam por um órgão na fila de transplantes em SC