O caso da brasileira Juliana Marins comoveu o mundo. A jovem de 26 anos foi encontrada morta na terça-feira (24), depois de cair em uma encosta do Monte Rinjani, na ilha de Lombok, na Indonésia.

Continua depois da publicidade

A causa da morte de Juliana ainda não foi divulgada, mas o que se sabe é que ela ficou quatro dias esperando o resgate e permaneceu no local, sem água, sem comida e ao relento.

Juliana Marins enfrentou a privação de água, comida e também a exposição à forte variação climática do local, sem nenhum tipo de proteção.

O que acontece com o corpo humano ao ficar sem comida e sem água?

Segundo o jornal O Globo, uma pessoa é capaz de sobreviver semanas sem comida. No entanto, quando acontece a privação de água, a pessoa resiste entre 2 a 4 dias. Por uma questão ética, não existe nenhum estudo científico sobre isso.

Continua depois da publicidade

As pesquisas existentes são de observação de pessoas que passaram por situações extremas de sobrevivência.

O tempo que uma pessoa vai resistir sem comida vai depender de diversos fatores. Do sexo a composição corporal, tudo pode influenciar na forma como o organismo vai usar as reservas de gordura para sobrevivência.

Algumas pesquisas sobre jejum voluntário e greves de fome mostraram casos de pessoas que ficaram entre 28 e 38 dias sem comer. Acima de 45 dias, já há risco de morte.

Continua depois da publicidade

Já a água é essencial para a sobrevivência. Um experimento, feito em 1994, com dois cientistas que comiam alimentos secos, mas sem água, mostrou que o tempo máximo é de quatro dias.

Quando a pessoa está desidratada sente sede, tontura, pele seca, confusão mental e falência do fígado.

O processo que o corpo faz para quebrar gordura e transformar em energia chama-se cetose. Não existe nada parecido no organismo capaz de compensar a falta de hidratação.

Continua depois da publicidade

Veja fotos de Juliana Marins

E a hipotermia?

Quando a temperatura do corpo fica em níveis perigosos a pessoa pode sofrer hipotermia. O local onde Juliana Marins caiu é de alta altitude. Isso significa que fazia frio e o organismo perde mais calor do que consegue produzir.

O maior risco de hipotermia, segundo o Manual MSD, é de pessoas que ficam imóveis em ambientes frios. Sem se mexer o corpo gera menos calor e isso aumenta o risco de sofrer hipotermia.

Continua depois da publicidade

A brasileira ainda pode ter lidado com a doença da altitude. Ela ocorre quando há baixa disponibilidade de oxigênio e causa sintomas como fadiga, problemas gastrointestinais e tontura persistente.

Leia mais

Corpo de brasileira em vulcão na Indonésia já tem data para ser içado

Vídeo mostra últimos momentos antes de brasileira cair em trilha na Indonésia

Fotos mostram operação delicada de resgate de brasileira que caiu em vulcão na Indonésia