nsc
dc

ELEIÇÕES 2022

Catarinenses apoiadores de Lula ajudam petista a se popularizar no Tiktok

Casal de Curitibanos criou perfil que já soma 50 milhões de visualizações, e conta com 163 mil seguidores

10/05/2022 - 20h49

Compartilhe

Folhapress
Por Folhapress
Perfil segue o receituário básico do TikTok, com vídeos curtos, em geral de 15 segundos
Perfil segue o receituário básico do TikTok, com vídeos curtos, em geral de 15 segundos
(Foto: )

Com a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda engatinhando no uso de ferramentas como o TikTok, coube a dois simpatizantes do ex-presidente a tarefa de popularizar a imagem dele no aplicativo, muito usado por jovens.

> Receba notícias de Santa Catarina via Telegram

Alexandre Fossatti, 38, e seu noivo, Airton Costa, 36, são responsáveis pelo perfil @lulanotiktok, que criaram há 10 meses de forma espontânea.

Moradores de Curitibanos (SC), ele acompanharam o lançamento da pré-candidatura de Lula em São Paulo no último sábado (7), tentando ver formas de aumentar a contribuição à campanha, que dizem ser voluntária. Uma das pessoas que eles procuraram foi Paulo Okamotto, um dos principais assessores de Lula. 

— Sugerimos que as lives dele sejam transmitidas pelo nosso perfil — afirma Fossatti.

O perfil já teve 50 milhões de visualizações desde que foi criado, e conta com 163 mil seguidores. Essa cifra não inclui a audiência do material postado que é visto em outras plataformas, como Facebook, Instagram e WhatsApp. Um dos atrativos do TikTok é justamente a facilidade para compartilhar vídeos.

— O Lula é muito querido no TikTok. O público ali é de pessoas que se politizaram durante o impeachment da Dilma [em 2016] — afirma o criador. Há diversos perfis de Lula na ferramenta, mas o dos rapazes catarinenses é o mais popular.

Tem mais seguidores do que o próprio perfil do pré-candidato, @lulacombr, que tem 118 mil seguidores, mas não é verificado pela plataforma. Segundo Fossatti, mais da metade da audiência vem de jovens de até 24 anos.

O perfil segue o receituário básico do TikTok, com vídeos curtos, em geral de 15 segundos. O material usado são fotos, declarações e memes que circulam nas redes e são adaptados para o aplicativo.

Até hoje, os que tiveram mais popularidade foram referências ao show da cantora Pablo Vittar no festival Lollapalooza, em que defendeu o voto em Lula, e memes comparando os preços de produtos atualmente com os do governo petista.

Para Fossatti, que é formado em Direito e busca se especializar em marketing político, a campanha de Lula demorou um pouco a perceber o potencial do TikTok, mas aos poucos vem fazendo progressos.

— Eles estão aprendendo ainda. Estão indo devagarinho, mas estão indo.

Como revelou a Folha, uma pesquisa de doutorado mostrou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem audiência 13 vezes maior do que a de Lula no aplicativo.

Leia também

Artistas de esquerda e hashtags bolsonaristas duelam por jovens sem título de eleitor

Jovens de SC podem definir eleição de deputado ou senador em 2022, diz especialista

Bolsonaro diz que DiCaprio precisa dar exemplo e não lição sobre Eleições no Brasil

Colunistas