nsc

    Jornalismo

    CBN Diário: a história de Santa Catarina nas ondas do rádio

    Apagão, protestos, tragédias, celebrações, títulos... os principais fatos do Estado contados e analisados pelos profissionais da CBN

    28/11/2020 - 08h44

    Compartilhe

    Leandro
    Por Leandro Lessa
    morro-do-bau-ilhota-novembro-2008
    Deslizamentos de terra no Morro do Baú, em Ilhota, em novembro de 2008
    (Foto: )

    Durante os últimos 395 meses, os microfones (e smartphones) da CBN Diário registraram grandes fatos da história de Santa Catarina. A emissora da Grande Florianópolis, que começou como Diário da Manhã em 1955, virou “a rádio que toca notícia” a partir de 11 de abril de 1996, ao aderir à rede Central Brasileira de Notícias, com a missão de entregar 24 horas de informação por dia, além das transmissões esportivas e outras atrações de entretenimento e lazer.

    > Veja as últimas notícias da CBN

    O avanço das tecnologias permitiu que o áudio do 740 AM chegasse à rede mundial de computadores e ao aplicativo para dispositivos móveis, aproximando ouvintes de vários pontos do mundo – antes por telefone, chat e e-mail, depois através das redes sociais e aplicativos de mensagens.

    Agora, um novo momento é celebrado: desde a última sexta-feira, dia 27, a emissora está também na FM, na frequência 91.3 MHz. E Joinville, a cidade mais populosa do Estado, também se integra à rede CBN, na faixa 95.3, que antes era usada pela Rádio Globo.

    Para aproveitar essa nova fase, vamos recordar dias marcantes que tiveram cobertura especial da CBN em Santa Catarina:

    8 de junho de 1997

    Um dos principais nomes do esporte brasileiro, Gustavo Kuerten ganhou destaque merecido na programação da CBN Diário. Comemoramos os títulos, como o tricampeonato em Roland Garros - a primeira conquista foi diante do espanhol Sergi Bruguera - e estivemos juntos nas horas difíceis, como as lesões. Durante o torneio de despedida no Brasil, em Florianópolis (2008), nossa vocação de emissora diferenciada se reforçou: os jogos de tênis foram transmitidos ao vivo pela rádio.  

    26 de fevereiro de 2001

    A CBN Diário também fez a festa, quando o assunto é Carnaval, colocando o “bloco da reportagem” na rua para acompanhar todos os detalhes da folia. Um dos momentos na memória de quem curte a festa na passarela foi a vitória da Protegidos da Princesa, a escola de samba mais antiga da capital catarinense, com uma homenagem a Guga Kuerten.

    carnaval-2001-homenagem-guga
    A escola de santa Protegidos da Princesa homenageou Guga Kuerten
    (Foto: )

    22 de dezembro de 2001

    Uma das maiores alegrias alvinegras, o gol de Abimael deveria carimbar o acesso do Figueirense para a Série A, com a vitória de 1 a 0 sobre o Caxias (RS) pela última rodada da Série B. Porém, após a invasão de torcedores no gramado do estádio Orlando Scarpelli, a vaga só foi confirmada no ano seguinte, após longo embate na Justiça Desportiva. Entretanto, se chegamos a colocar quatro clubes na elite do futebol em 2015, Santa Catarina ficou de fora do grupo principal do Brasileirão, neste ano.

    > Opinião: "O rádio é essencial", diz Porã Bernardes, novo head de rádios da NSC

    29 de outubro de 2003

    “Florianópolis está praticamente toda sem energia elétrica”, informou o comentarista Roberto Alves no programa Debate Diário. Um apagão na Ilha de SC durou 55 horas e atrapalhou a vida de 300 mil moradores. A programação da CBN Diário tornou-se inteiramente local até o fornecimento ser restabelecido. As informações dos jornalistas e as interações com os ouvintes virou a companhia de quem não tinha internet e televisão. Onde a luz retornava, a comemoração era como se fosse um gol de final.

    27 de março de 2004

    O Catarina foi o primeiro furacão registrado na costa do Atlântico Sul, atingindo 40 cidades com ventos de até 200 km/h. O cenário era de destruição no Sul de Santa Catarina - mais de 25 mil casas acabaram danificadas. Outro evento natural que causou vários problemas foi o tornado de 2009 - a pequena Guaraciaba, no Extremo Oeste, teve um prejuízo de R$ 160 milhões. Este ano, um ciclone deixou 1,5 milhão de residências sem luz no Estado. 

    > CBN no FM: lideranças avaliam os impactos para a sociedade catarinense

    19 de agosto de 2005

    O fogo destruiu uma das alas do Mercado Público e parou o Centro de Florianópolis. O motivo: uma fritadeira superaquecida. Outro incidente difícil de esquecer aconteceu em 2013: um incêndio culminou em explosão na zona portuária de São Francisco do Sul, no Norte de SC. A reportagem acompanhou os dias em que a cidade ficou deserta. E em 2019, as chamas destruíram grandes áreas por duas vezes no Parque da Serra do Tabuleiro, em Palhoça.   

    3 de maio de 2007

    Uma grande operação da Polícia Federal agitou Florianópolis: a “Moeda Verde” apurou suspeitas de licenças ambientais obtidas à base de propina a servidores públicos para autorizar empreendimentos irregulares. A Justiça chegou a apontar 40 denunciados como réus no processo - alguns absolvidos, outros condenados, ou crimes considerados prescritos.

    Outras ações que chamaram a atenção foram a “Ave de Rapina” (deflagrada em 2014), “Ouvidos Moucos” (2017) e “Chabu” (2019), que chegou a prender o prefeito da Capital, Gean Loureiro - liberado no mesmo dia, após prestar depoimento.  

    11 de novembro de 2008

    Após 29 anos fora da elite do Campeonato Brasileiro, o Avaí dava sinais que era bem difícil não ficar entre os quatro primeiros da Série B. Teve gol de bicicleta - quando o narrador Salles Jr cunhou a frase “Nossa Senhora da Ressacada!” - e até gol de goleiro chutando da própria área, contando com uma “ajudinha” do vento.

    A vaga na Série A veio após o 1 a 0 sobre o Brasiliense, gol do “iluminado” Evando. A chuva, que acompanhou o Leão em boa parte da campanha, apareceu na noite da festa na Ressacada.

    > CBN chega ao FM em Florianópolis e Joinville

    22 de novembro de 2008 

    A enchente que tirou 135 vidas e afetou mais de 1,5 milhão de catarinenses é considerada a maior tragédia climática do Estado. A CBN Diário fez plantão por semanas na sede da Defesa Civil estadual e acompanhou de perto, no Vale do Itajaí, o drama de quem perdeu parentes, amigos e todos os bens materiais. Em um espaço de três dias, choveu quatro vezes mais do que o previsto para todo aquele mês.

    7 de fevereiro de 2011 

    Houve uma época em que fuga em massa da cadeia era comum no Estado. Em 2003, por exemplo, foram 43 presos no Presídio Regional de Joinville - local em que, cinco anos depois, 40 presidiários escaparam por um buraco escavado por eles. Ainda em 2008, 43 detentos fugiram do Centro de Triagem da Capital, o antigo “Cadeião”.

    Um ano depois, na mesma unidade, 69 fugitivos. Só que as duas maiores fugas do sistema carcerário catarinense foram registradas em 2011, ambas no Complexo de Florianópolis, com 78 foragidos em fevereiro e 72 em junho.

    fuga-detentos-complexo-prisional-florianopolis
    PM fez barreiras na saída da Ilha na tentativa de recapturar os fugitivos
    (Foto: )

    2 de setembro de 2011 

    Era bem cedo, no horário de Brasilia, quando a florianopolitana Fabiana Beltrame conquistou a medalha de ouro inédita para o país no Mundial de Remo, realizado na Eslovênia, pela categoria single skiff. O que fez a CBN Diário? O apresentador Mário Motta abriu o Notícia na Manhã ouvindo a campeã, e a emoção tomou conta dos admiradores desse esporte tão tradicional na Ilha de SC.   

    25 de abril de 2012 

    Uma lenda da música em terras manezinhas: a CBN Diário trouxe os detalhes da histórica apresentação de Paul McCartney. Dias antes, uma série de reportagens reuniu pessoas que tiveram suas histórias marcadas pelas músicas dos Beatles (ou dos integrantes da banda britânica em outros projetos). Na Ressacada, a reportagem conferiu tanto a chegada dos fãs como a saída do público após o show. 

    12 de novembro de 2012 

    Parte da população de Santa Catarina passou dias e noites de aflição com a violência praticada pelo crime organizado - em uma semana, ataques como ônibus queimados e prédios da segurança pública atingidos por disparos de arma de fogo. Os atentados se repetiram entre janeiro e fevereiro de 2013, com mais de 100 ocorrências.

    Em 2014, Força Nacional foi chamada outra vez para tentar conter uma nova onda de ações criminosas, que voltou a ocorrer em 2017. As autoridades também fizeram prisões e transferência de presos para penitenciárias federais como resposta aos ataques.

    > CBN chega ao FM com programação renovada

    18 de junho de 2013 

    A CBN Diário foi às ruas para acompanhar as mobilizações. Dos primeiros protestos em São Paulo contra o reajuste na tarifa do transporte público, o movimento ganhou força (e novas bandeiras), avançando para outros Estados. Em Florianópolis, as pontes foram tomadas pelo pacífico movimento. Dois dias depois, já eram 90 mil pessoas em 13 cidades de SC.  

    23 de julho de 2013 

    O Alasca é aqui: se não é sempre que a neve aparece na Serra catarinense, com suas costumeiras temperaturas negativas no inverno, imagine o tamanho da surpresa para a população da Grande Florianópolis quando viu o topo do Morro do Cambirela, em Palhoça, pintado de branco. Virou até jogo online. Quase cem cidades registraram o fenômeno entre os dias 22 e 25 daquele mês.  

    14 de março de 2015 

    As informações de trânsito são um importante serviço para os ouvintes. Infelizmente, os acidentes graves também fazem parte desses boletins. Em 2000, 39 pessoas morreram após colisão entre dois ônibus em Pouso Redondo, na BR-470. Em 2007, uma sequência de dois acidentes matou 27 pessoas na BR-282, em Descanso. Sete anos e meio depois, a maior tragédia rodoviária no Estado: 51 mortos após um ônibus de turismo sair da pista e cair em uma ribanceira na SC-418, na Serra Dona Francisca.

    > Como o Google e o Facebook influenciam o jornalismo

    29 de novembro de 2016

    A queda do voo da Chapecoense fez o mundo chorar junto com cada torcedor do Verdão do Oeste. A mídia esportiva também lamentou a perda de colegas jornalistas, entre as 71 vítimas. Em um momento tão sofrido, a equipe da CBN Diário teve a missão de transmitir o velório coletivo na Arena Condá, ao vivo para toda a rede CBN.

    Com o gesto altruísta do Atlético Nacional da Colômbia, a Chape conquistou o título da Copa Sul-Americana daquele ano. Acompanhamos também a recuperação dos quatro brasileiros sobreviventes, a reestreia do clube em amistoso com o Palmeiras, e a participação na Libertadores da América de 2017.

    tragedia-queda-aviao-chapecoense
    Rosas colocadas sobres as redes de um dos gols da Arena Condá, durante as manifestações da torcida da Chape após a tragédia
    (Foto: )

    19 de julho de 2018

    “Neymar fica no PSG, está decidido por isso”, foi com essa frase que o levantador Bruninho, campeão mundial e olímpico (e de tantos anos no vôlei de Florianópolis) revelou o destino do “parça” - após a Copa do Mundo na Rússia. As especulações davam conta de que o craque da Seleção de futebol poderia ir para o Real Madrid. O “furo” internacional no Debate Diário agitou o mundo. A permanência foi confirmada por Neymar horas depois.

    22 de maio de 2019  

    A CBN Diário também participou de coberturas internacionais, com reportagem in loco. Em 2013, o jornalista Renato Igor acompanhou o anúncio do Papa Francisco direto do Vaticano. Porém, em 2019, olhos e ouvidos atentos com as notícias vindas do Chile: seis integrantes de uma família – cinco deles de Biguaçu – morreram após intoxicação dentro de um apartamento alugado.

    12 de março de 2020 

    Não há como evitar o rótulo: este foi o “ano do coronavírus”. Nossa rotina mudou completamente desde os primeiros casos de Covid-19 confirmados em SC – um deles o cantor Di Ferrero, que ficou em isolamento em Florianópolis. A CBN Diário – como toda NSC – ainda segue medidas fundamentais para evitar o contágio, como trabalho remoto para grande parte dos colaboradores, cuidados com a higiene e uso de equipamentos de proteção.

    > NSC Total lança aplicativo com notícias, análises e tudo sobre Santa Catarina

    24 de outubro de 2020 

    Em um ano de eleições municipais, a principal notícia na política catarinense acabou envolvendo os dois processos de impeachment contra Carlos Moisés. Um deles, a respeito da equiparação salarial para os procuradores do estado, resultou no afastamento do governador por até 120 dias, à espera pelo julgamento decisivo do tribunal misto.

    A CBN Diário acompanhou os dias cruciais ao vivo, direto da Assembleia Legislativa. O outro refere-se À polêmica compra dos respiradores - apesar de a investigação da PF não ter encontrado provas contra Moisés.

    Leia também:

    > Atlas da Notícia vai atualizar cenário sobre jornalismo local no Brasil

    > Mulher é sequestrada e mantida em matagal após negociação de celular vendido na nternet

    Colunistas