nsc
dc

Nova gestão

Chapa Universidade Presente vence eleição para nova reitoria da UFSC

Escolha foi feita pro funcionários, professores e estudantes nesta terça-feira (26)

26/04/2022 - 22h09

Compartilhe

Luana
Por Luana Amorim
Etapa precedeu a eleição da lista tríplice
Etapa precedeu a eleição da lista tríplice
(Foto: )

A chapa Universidade Presente, formada Irineu Manoel de Souza e Joana Célia dos Passos, foi a vencedora do segundo turno da consulta informal para a escolha da nova reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A eleição ocorreu nesta terça-feira (26) e contou com a participação de estudantes, professores e servidores. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Eles receberam 56,46% dos votos. Já a chapa UFSC Viva, de Cátia Carvalho Pinto e Rodrigo Moretti, teve 41,18%. Ao todo, 12.356 pessoas votaram nesta etapa. A decisão ainda cabe recurso. 

Essa etapa precedeu a eleição da lista tríplice, que será conduzida pelo Conselho Universitário (CUn) na segunda-feira (2). O próximo passo é o lançamento de um edital público. 

A partir dessa votação, os três candidatos mais votados pelo Conselho Universitário compõem a lista a ser encaminhada ao Ministério da Educação, para que o presidente da República nomeie o novo reitor. Esse formato de eleição, com consulta à comunidade, é realizado pela UFSC desde a década de 1980.

Para tentar driblar uma possível interferência federal na escolha do próximo dirigente da instituição, a chapa que perdeu a consulta desta terça-feira não vai entrar na lista tríplice. 

Bolsonaro pode escolher reitor

O presidente não é obrigado a escolher o mais votado entre os nomes que compõem a lista tríplice. A questão chegou a ser discutida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado, que entendeu, por maioria, que o chefe do Executivo tem liberdade para decidir.

A decisão do STF ocorreu após ação movida pelo partido PV que pedia que o candidato mais votado fosse nomeado pelo presidente. O Supremo entendeu que a autonomia universitária não ultrapassa a liberdade do Executivo.

Leia também: 

Relator deve apresentar parecer favorável ao projeto de ICMS de Moisés

Governo envia orçamento recorde à Alesc sem limite para emendas impositivas

Falta de medicamentos essenciais em hospitais deixa SC em alerta

Colunistas