nsc
dc

Pandemia

Chapecó adota isolamento de pessoas com teste positivo para Covid-19

Prefeitura diz que aumentará testagem em unidades de saúde e ambulatórios

11/04/2021 - 17h11 - Atualizada em: 11/04/2021 - 17h14

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Teste para covid-19
Prefeitura vai ampliar a testagem em todas as unidades de saúde de Chapecó
(Foto: )

Chapecó vai adotar o isolamento de pessoas que tenham resultado positivo nos testes para Covid-19. O anúncio foi feito neste domingo (11) pela prefeitura, que se referiu a medida como um "lockdown inverso".

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

- Estamos adotando o lockdown inverso, que é o isolamento somente das pessoas que testam positivo e não de todas as pessoas como vem sendo adotado por alguns administradores - afirmou o prefeito João Rodrigues.

Segundo ele, a prefeitura vai ampliar a testagem em todas as unidades de saúde e nos ambulatórios de Chapecó para que seja possível colocar a ação de isolamento em prática.

> "Tratamento precoce em Chapecó é tratar imediatamente", diz prefeito João Rodrigues

O município afirma que já comprou 40 mil testes do tipo swab nasal, de antígeno, que permite um resultado em 20 minutos. Com isso, as pessoas infectadas poderão fazer a consulta e receber a medicação na rede pública logo após o resultado.

De acordo com a prefeitura, Chapecó pretende intensificar a ação para manter o contágio sob controle, enquanto avança na vacinação. O prefeito afirmou que é possível enfrentar a doença "sem trancar todo mundo em casa".

> Omitidas por Chapecó, restrições fizeram cair internações e mortes

O último boletim divulgado pelo governo do Estado, neste domingo, aponta 554 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia em Chapecó. Além disso, foram 31.601 casos confirmados de coronavírus no município do Oeste catarinense, sendo 547 ainda considerados ativos, de acordo com o Estado.

Leia também

> Mapa Covid de SC hoje: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia

> Festas clandestinas e aglomerações são registradas no fim de semana em SC

> Negócios tradicionais de SC fecham as portas com efeito da Covid-19 na economia

Colunistas