A chinesa GAC iniciou suas operações no Brasil com o lançamento de cinco veículos eletrificados, incluindo quatro modelos 100% elétricos e um híbrido, voltados para segmentos de SUVs e sedã.
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Como sexta maior montadora da China, a GAC oferece um portfólio que combina design, segurança, conectividade e conforto, com foco em produtos premium e tendências de eletrificação.
Os primeiros a chegar ao Brasil são os SUVs elétricos Hyptec HT, Aion V e Y, além do sedã elétrico Aion ES e o SUV híbrido GS4.
Os veículos elétricos possuem garantia de até 8 anos e a operação começa com 83 pontos de venda, com planos de alcançar 120 até o final do ano. A expectativa é de vender 8 mil unidades até dezembro de 2025 e chegar a 29 mil veículos em 2026.
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A estratégia, segundo a GAC, visa uma relação de longo prazo, investindo em uma rede de distribuição abrangente e foco na experiência pós-venda, com atendimento ágil e reposição rápida de peças.
Hyptec HT
O SUV elétrico premium da GAC, de grande porte e design marcante, disponível em duas versões (HT Elite e HT Ultra) tem portas traseiras estilo asa-de-gaivota. O motor rende 245 cv e autonomia de 362 km.
O veículo dispõe de uma tela de 14,6”, sistema de som com 22 alto-falantes e mais de 100 itens de série, incluindo teto solar panorâmico, bancos ajustáveis com massagem, câmera 360° e pacote Adas completo. Custa R$ 299.990.
GS4
O SUV híbrido vem equipado com sistema HEV que combina um motor elétrico de 182 cv e um motor a combustão 2.0 de 140 cv, totalizando 235 cv de potência. A autonomia é de 705 km e consumo médio de 14,1 km/l. O modelo apresenta amplo espaço interno, porta-malas de 638 litros e assistência à condução (Adas), tela multimídia e painel digital, além de itens de conforto como teto panorâmico e bancos elétricos. Com suspensão independente, tem preços a partir de R$ 189.990.
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Aion V
O SUV elétrico de porte médio da GAC combina bom desempenho de seu motor de 204 cv, autonomia de 389 km e espaço interno confortável com porta-malas de 427 litros. Conta ainda com pacote de assistências de condução, incluindo piloto automático adaptativo e frenagem autônoma. Tem preço inicial de R$ 214.990.
Aion Y
Este é um SUV elétrico urbano, ideal para famílias, com visual moderno. Possui 4,53 m de comprimento, entre-eixos de 2,75 m e porta-malas ajustável de 361 a 1.650 litros, graças à modularidade dos bancos.
Equipado com motor de 204 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. Com bateria de 63,2 kWh que oferece até 318 km de autonomia. Interior funcional com painel digital de 10,25”, carregador por indução e sistema keyless são seus destaques em conteúdos. Possui tecnologias de segurança e assistência, como manutenção de faixa, frenagem autônoma, assistente de congestionamento e piloto automático adaptativo. Preço inicial de R$ 174.990.
Aion ES
Sedã elétrico de 481 metros de comprimento, 2.750 m de entre-eixos e porta-malas de 453 litros. Equipado com motor de 136 cv e bateria de 55,2 kWh, possui autonomia de 314 km pelo Inmetro. Seu design é sóbrio, com interior espaçoso, painel digital de 3,5” e central multimídia de 8”. Conta ainda com controles de estabilidade, sensores de estacionamento, quatro airbags, ar-condicionado dual zone e assistente de rampas. Como o modelo de entrada da linha GAC, é comercializado a partir de R$ 169.990.
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Produção à vista
A marca também pretende produzir veículos no Brasil. “Queremos construir uma relação de longo prazo com o Brasil, que é um hub estratégico de produção e comercialização para consolidar a nossa presença na América Latina. A GAC busca se tornar a primeira montadora chinesa com uma linha de produção integral no Brasil, abrangendo veículos a combustão, híbridos e elétricos, além de estabelecer um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no País”, afirma Wei Haigang, presidente da GAC Internacional.
Outra inciativa foi a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Inmetro para desenvolver normas brasileiras sobre instrumentos de medição de recarga de energia elétrica.
Veja imagens dos modelos
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
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