Onze municípios de Santa Catarina decretaram situação de emergência por conta das fortes chuvas que atingiram o Estado. As regiões Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí foram as mais atingidas. Ao decretar situação de emergência, as prefeituras podem agilizar contratações sem licitação, acessar recursos federais e estaduais de forma rápida, mobilizar forças de segurança e assistência social, e coordenar ações de resgate e reconstrução para mitigar danos causados pelas chuvas, como alagamentos e deslizamentos
Continua depois da publicidade
Santa Catarina, vale lembrar, continua sob alerta para perigo potencial, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, e ventos intensos com 40km/h a 60km/h. Veja as cidades que assinaram decretos de emergência:
Luiz Alves
O município de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, foi onde mais choveu em Santa Catarina na segunda-feira (24). A Defesa Civil do Estado mostra que choveu 160 milímetros em 24 horas, equivalente a 160 litros de água por metro quadrado. Mais da metade disso caiu em um intervalo de apenas três horas no município com 11 mil habitantes, ou seja, registrou em três horas de chuva esperada para uma semana.
O governo estadual estima que pelo menos 150 pessoas precisaram sair de casa às pressas e o governador Jorginho Mello garantiu R$ 7 milhões para reconstrução do município. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a corporação atuou com botes para resgatar 26 pessoas que ficaram ilhadas e não conseguiram sozinhas buscar abrigo. O trabalho para contabilizar os prejuízos e recuperar os bens começou na manhã desta terça-feira (25), já não tinha mais água nas ruas.
Continua depois da publicidade
Massaranduba
Massaranduba também enfrentou danos e prejuízos pelas fortes chuvas e declarou situação de emergência na segunda-feira (24). Mais de 40 casas precisaram ser isoladas e duas escolas estaduais também foram afetadas, com as aulas suspensas durante a segunda e esta terça-feira (25).
Balneário Barra do Sul
A cidade no Litoral Norte decretou situação de emergência ainda na segunda-feira (24) por conta dos estragos causados pelas fortes chuvas. Balneário Barra do Sul foi uma das cidades do Norte e Planalto Norte de Santa Catarina que mais registrou volume de chuva até a noite de ontem, com 159.8 milímetros.
A cidade montou um abrigo em um ginásio para receber famílias afetadas pelo temporal. Cerca de 100 pessoas ficaram desabrigadas e mais de 200 ruas registraram pontos de enchente na segunda-feira (24). Durante o período, 90 ocorrências foram registradas.
Continua depois da publicidade
Rio das Antas
Além das fortes chuvas, o granizo causou danos em Rio das Antas, no Meio-Oeste, no sábado (22). Os pomares e uma série de plantações foram devastados e a cidade estima prejuízos milionários na agricultura, segundo a prefeitura.
Fraiburgo
A cidade estava em análise até a manhã desta terça-feira (25), mas decretou situação de emergência no começo desta tarde por conta dos danos da chuva forte e do granizo. O município também registrou perdas significativas na agricultura por conta das fortes chuvas e do granizo, que durou cerca de 30 minutos, registrado no fim de semana.
São João do Itaperiú
Além de alagamentos, foram registradas ocorrências como queda de árvores. Na segunda-feira (24), choveu mais de 100 milímetros em menos de 24 horas. De acordo com a Defesa Civil, os bairros mais afetados foram Porto, Lagoinha, Ribeirão do Salto e Santo Antônio.
Petrolândia
A cidade registrou um forte temporal acompanhado de granizo na tarde de sábado (22), que causou estragos em residências e lavouras em diferentes localidades do interior e também na cidade, conforme divulgou a prefeitura. Até o momento, não há registro de pessoas feridas.
Continua depois da publicidade

Lontras
O município decretou situação de emergência nesta segunda-feira (24) e, no mesmo dia, registrou pelo menos 60 habitações afetadas pelas fortes chuvas. A cidade recebeu uma carga de eternite, por conta dos levantamentos que apontavam os dados pela queda de granizo, no sábado (22).
Ibirama
Ibirama foi outra cidade que foi afetada pela chuva de granizo no fim de semana. Nesta terça-feira (25), o governador Jorginho Mello esteve no município para acompanhar os trabalhos de recuperação e vistoriou a entrega de mais de duas mil telhas às famílias atingidas pela chuva de granizo.
Ilhota
Os temporais no fim de semana e na segunda-feira (24) provocaram danos significativos, com ruas comprometidas, lavouras atingidas e estradas chegaram a ter fortes correntezas. A prefeitura de Ilhota começou a atuar na recuperação dos danos por conta das chuvas nesta terça-feira (25), especialmente na região do Complexo do Baú, a mais afetada. As equipes trabalham na desobstrução de vias, recuperação de trechos danificados e suporte às famílias afetadas.
Seara
Nesta segunda-feira (24), o município decretou situação de emergência devido ao prejuízo nas propriedades rurais, plantações e residências urbanas causados pelas fortes chuvas e quedas de granizo no último domingo (23). A Defesa Civil do município levantou que 42 propriedades, como casas, galpões e lavouras, sofreram prejuízos em um total de 57 quilômetros quadrados.
Continua depois da publicidade























