O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou Santa Catarina em alerta vermelho de “grande perigo” para ventos costeiros neste sábado (8). O fenômeno, segundo a Defesa Civil, está associado a passagem de um ciclone extratropical em alto mar entre o sul e o sudeste do Brasil. Os ventos podem ultrapassar 90 km/h em algumas regiões do Estado.
Continua depois da publicidade
O alerta, com início marcado para 12h deste sábado, é válido para todas as cidades do Litoral de Santa Catarina. A Defesa Civil informa que os ventos começam a intensificar durante o começo da manhã no Litoral Sul e ao longo da tarde nas áreas da Serra, Grande Florianópolis, parte do Vale do Itajaí e Norte catarinense.
Os ventos médios variam entre 30 km/h e 40 km/h e as rajadas variam entre 70 e 90 km/h, podendo ser ainda mais fortes nas áreas litorâneas e serranas. O risco é moderado a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, dano na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
O ciclone se afasta ao longo da noite e a intensidade dos ventos diminui.
Imagens de satélite mostram ciclone extratropical em SC
Continua depois da publicidade
Cidades de SC registraram estragos em tempestade
Cidades do Extremo Oeste e Oeste catarinense sentiram os efeitos do ciclone extratropical na tarde desta sexta-feira (7). Moradores dessas regiões registraram vídeos e fotos que mostram a força do vento.
Em Itapiranga, cidade que faz divisa com o Rio Grande do Sul, estado que também está em atenção para riscos meteorológicos causados pelo ciclone, a população registrou vídeos que mostram grande quantidade de granizo.
Na mesma cidade, outro vídeo mostra a força do vento. De acordo com a estação de monitoramento da Epagri/Ciram, o vento chegou aos 50 km/h em Pinhalzinho, no Oeste, e aos 72 km/h em Urupema, na Serra catarinense.







