A cidade de Anitápolis, na Grande Florianópolis, está isolada e incomunicável. A chuva intensa e fortes rajadas de vento que ocorreram durante a madrugada, que estão relacionadas ao ciclone extratropical, provocaram deslizamentos de terra e queda de árvores. A SC-108, que dá acesso ao município, foi completamente bloqueada na manhã desta quinta-feira (5).
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
De acordo com a NSC TV, que desde 6h tenta chegar à cidade, o município está isolado, sem água, sem luz e sem sinal de telefonia. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar também não conseguem acesso ao local e estudam formas de conseguirem acessar município para saber a real situação dos moradores.
— A Defesa Civil fez contato conosco e está tentando arrumar maquinário pesado para desobstruir a via para que a gente possa chegar na cidade. Tem a opção também de o pessoal se deslocar com o [helicóptero] Arcanjo para a gente ver a real situação. Lá eles estão incomunicáveis. Não tem celular, a princípio não tem energia, então a nossa dificuldade é chegar no local para poder ver o que realmente está acontecendo lá porque não temos contato com ninguém —afirmou o bombeiro do quartel de Rancho Queimado, comandante Jucinei.
> Ciclone avança para o mar e chuva deve diminuir em SC
Continua depois da publicidade
Segundo o comandante, nesta quarta-feira (4), por volta das 13h, os bombeiros estiveram em Anitápolis e já havia deslocamento de terra na região.
— A gente foi na cidade, conversamos com o pessoal, pedimos para alguns se deslocarem para o salão da igreja, que a prefeitura disponibilizou, para sairem de áreas de risco. Ontem à tarde foi o último contato que a gente teve. À noite a gente já não conseguiu mais e agora estamos tentando acessar para saber o que pode ser feito — relatou o comandante Jucinei.
Na rodovia, que está coberta por lama, é possível ver poste caído e árvores derrubadas. Em toda a extensão da SC-108, segundo informações do repórter Juan Todescatt, há cerca de 10 barreiras que dificultam o acesso ao município antes do bloqueio que não foi ultrapassado nem pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com a Defesa Civil de Anitápolis, entre as 14h de domingo (1) e as 14h desta quarta-feira (4), 270 milímetros de chuva foram registrados no município. Todas as 23 comunidades do interior da cidade foram atingidas e a prefeitura decretou situação de emergência.
Continua depois da publicidade
Leia também
Capotamento e pista molhada causam congestionamentos em Florianópolis
Bolão de SC fatura prêmio milionário da Mega-Sena
Bolsonaro veta Lei Aldir Blanc, que previa R$ 3 bi à cultura