Um alerta foi enviado aos moradores de regiões do estado de São Paulo na noite desta sexta-feira (7) para avisar sobre a chegada do ciclone extratropical que atinge as regiões Sul e Sudeste até este sábado (8), com ventos que podem ultrapassar os 100 km/h. O alerta foi emitido via sistema Cell Broadcast, de acordo com a Defesa Civil do estado de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Moradores da faixa leste paulista, abrangendo as regiões da Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Litoral Norte, Litoral Sul, Baixada Santista e Campinas ouviram um aviso sonoro do celular de “alerta severo” para condições de chuva e rajadas de vento forte. Na região metropolitana, o ciclone deve chegar na madrugada de sábado.
De acordo com a Defesa Civil, os ventos mais intensos devem ser registrados no Litoral Norte, onde devem chegar aos 115 km/h. Na Baixada Santista, Vale do Ribeira e Região de Itapeva, os ventos devem chegar aos 110 km/h. Já na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, a ventania também será intensa, com velocidade de 100 km/h. Nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara, o vento chega a 95 km/h.
Segundo o órgão, ventos a partir de 70 km/h já são suficientes para provocar queda de árvores e destelhar casas. Acima disso, como está previsto, o potencial de destruição pode ser ainda maior.
De acordo com a Major da Polícia Militar Michele César, diretora de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do estado de São Paulo, o ciclone pode provocar chuvas intensas e rajadas de ventos, além queda de granizo e microexplosões pontuais.
Continua depois da publicidade
Gabinete de crise
Um gabinete de crise será mobilizado pela Defesa Civil neste sábado, visto que este será o dia com maior potencial de tempo severo no estado. O objetivo é que o órgão consiga garantir resposta o mais rápido possível às ocorrências relacionadas às tempestades.
Estarão reunidas no Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil estadual instituições como o Corpo de Bombeiros, Agência Reguladora de Serviços Públicos do estado de São Paulo, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do estado de São Paulo, Fundo Social, SP Águas, Sabesp e concessionárias de energia e gás.


