nsc

Pandemia

Florianópolis e São José juntas aplicaram mais de 190 mil testes de covid-19

Cidades apostam em centros de testagem e têm novas remessas de testes em processo de compra

04/12/2020 - 10h41 - Atualizada em: 04/12/2020 - 13h06

Compartilhe

Juliana
Por Juliana Gomes
Prefeituras têm processos de aquisição de testes em andamento
Prefeituras têm processos de aquisição de testes em andamento
(Foto: )

Os 6,8 milhões de testes de covid-19 estocados pelo Ministério da Saúde e prestes a vencer chamam atenção para as estratégias de diagnóstico no país. Florianópolis e São José juntas testaram mais de 190 mil pessoas, até esta sexta-feira (4), e novas remessas de testes estão em processo de compra.

As prefeituras instalaram centros de testagem para facilitar o acesso ao serviço. Em Florianópolis, desde março, foram aplicados 142 mil testes de coronavírus e em São José 49.087. Segundo o governo do Estado, até essa quinta-feira (3), a capital tinha 33.501 casos confirmados da doença. Em São José, eram 18.414 diagnosticados desde o início da pandemia. 

Testes de covid-19 precisam de autorização para que validade seja prorrogada SC tem 13 hospitais com UTIs adulto lotadas com pacientes de coronavírus

Em Florianópolis, os Centros de Saúde e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) fazem os testes rápidos, já os RT-PCR são aplicados nos centros de testagem exclusivos para coronavírus ou por coleta domiciliar, para pessoas com dificuldade de locomoção, mediante agendamento com as equipes de saúde da família. 

O resultado dos testes rápidos é divulgado em 15 minutos, já o PCR leva entre sete a 10 dias e depende da análise do Laboratório Central do Estado (Lacen). 

O teste RT-PCR é o de maior precisão para o diagnóstico da Covid-19. Ele é feito com base em amostras do nariz e da garganta e indica o vírus ativo, ou seja, a infecção ainda em andamento.

Em São José, os testes de PCR são realizados na central de testagem, que fica no Centro Multiuso. Já os testes rápidos são aplicados nas unidades básicas de saúde, no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati) e na UPA. O município também depende do Lacen para processar os testes, mas está em fase de licitação para contratar um laboratório privado.

Missa interrompida em SC gera crise entre igreja católica e fiscais da Covid-19​ ​ Alesc aprova reabertura das escolas em meio a recorde de casos de Covid-19

O número de testes estocados em Florianópolis não foi divulgado até o fim da manhã desta sexta. Em São José, há 5 mil testes disponíveis na secretaria de saúde.

A prefeitura da capital está no processo de aquisição de 80 mil testes rápidos e, em São José, está em andamento a compra de 10.000 testes PCR além de 30 mil testes rápido. 

> Aulas presenciais em SC: "Dá para voltar", diz ex-secretário do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira

Os dois municípios encaminham os pacientes para isolamento domiciliar de 14 dias após os primeiros sintomas.

A prefeitura da capital informou que só adquire testes com 12 meses de validade ou com uma carta do fornecedor em que assume o compromisso de trocar o produto se a validade for inferior a esse período.

Mundo chega à marca de 1,5 milhão de mortos por Covid-19 SC registra novo pico de casos de covid-19 na pandemia; 33 mil estão ativos

Veja onde fazer o teste:

Florianópolis

Continente

Sede do Lamuf, anexo ao CS Estreito

Rua Araci Vaz Callado, 742

Norte

EBM Virgílio dos Reis Várzea

Rua Manoel Mancellos Moura, n° 170 - Canasvieiras

Sul

NEIM Campeche

Servidão Dionísio Rafhael Ignácio, n° 287 - Campeche

Centro

NEIM Almirante Lucas Alexandre Boiteux

Avenida Mauro Ramos, n° 658 - Centro

São José

Centro Multiuso

Av. Acioni Souza Filho, s/n - Campinas

Cati

Av. Acioni Souza Filho, s/n - Praia Comprida

UPA

Rua Vereador Arthur Manoel Mariano, 362 – Forquilhinha

Unidades básicas de saúde

Colunistas