nsc
dc

Pandemia

Cidades de SC começam a aplicar 3ª dose ou reforço contra Covid-19; veja lista

Lages e São José aplicam imunizante já neste sábado (11); outras anunciaram o início para a próxima semana

11/09/2021 - 08h27 - Atualizada em: 11/09/2021 - 08h37

Compartilhe

Por João Victor Góes
Imunização de idosos começou no início do ano em SC.
Imunização de idosos começou no início do ano em SC.
(Foto: )

Santa Catarina deu início neste sábado (11) à aplicação da dose de reforço da vacina contra o coronavírus em idosos com mais de 85 anos. Lages, São José e Jaraguá do Sul foram as primeiras cidades. Nos próximos dias outros municípios também devem iniciar a aplicação. (veja a lista abaixo)

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A dose de reforço é indicada para idosos que receberam a segunda dose da vacina há mais de seis meses (180 dias), independentemente do imunizante aplicado à época.

Na sexta-feira (10), a Secretaria de Estado da Saúde distribuiu cerca de 87.750 imunizantes da vacina Pfizer para aplicação neste grupo prioritário. É esta a vacina que será usada neste grupo, não importa qual a pessoa tenha tomado.

— É importante então que os municípios se organizem utilizando essas doses a partir do momento do recebimento de forma ágil, ou seja, que elas não fiquem paradas — diz o diretor da Dive-SC, João Fuck.

Joinville

A aplicação começa na próxima semana em idosos que vivem em instituições de longa permanência. A data exata, no entanto, não foi informada pelo município. A expectativa é de que 1,8 mil idosos sejam vacinados com a dose de reforço neste primeiro momento.

Florianópolis

Por meio das redes sociais, o prefeito Gean Loureiro anunciou nesta sexta-feira (10) que a aplicação da dose de reforço em Florianópolis também terá inicício na próxima semana, mas ainda sem data específica.

Serão vacinados idosos acamados, residentes de instituições de longa permanência e acima de 85 anos. A aplicação será realizada em domicílio.

Blumenau

Até este sábado (11) o município não havia divulgado no site oficial ou nas redes sociais os detalhes sobre a aplicação da 3ª dose de reforço. 

São José

Em São José, a aplicação da dose de reforço em idosos com mais de 85 anos segue até às 17h deste sábado (11), no Centro Multiuso, no sistema drive-thru e para pedestres. A vacina também será aplicada no formato drive-thru no Continente Shopping (acesso pela SC 281) e para pedestres, na Praça do CEU (Ipiranga).

Chapecó

Chapecó iniciará a aplicação da dose de reforço na próxima quarta-feira (15). Diferente de outras a vacinação será para idosos com mais de 70 anos. O local será o Centro Estratégico de Vacinação. Os horários são das 8h às 11h e das 13h às 16h30.

Itajaí

Em Itajaí, a aplicação da dose de reforço em idosos com 85 anos ou mais começa na próxima segunda-feira (13), a partir das 13h. A imunização ocorrerá nas 30 unidades de saúde do município, conforme horário de atendimento de cada uma, e no Centreventos, das 8h às 17h.

Criciúma

A aplicação da dose de reforço em Criciúma começa na segunda-feira (13) para idosos acima 85 anos. Serão 1.170 doses destinadas para este público, que estarão disponíveis nas 46 salas de vacinação do município

Jaraguá do Sul

Em Jaraguá a aplicação da dose de reforço para idosos acima de 85 anos começou neste sábado (11).

Palhoça

Até este sábado (11) o município não havia divulgado no site oficial ou nas redes sociais os detalhes sobre a aplicação da 3ª dose de reforço. 

Lages

Em Lages, a vacinação começou às 8h deste sábado (11) com idosos acima de 85 anos, no sistema Drive-thru do Parque Conta Dinheiro e segue até às 13h.

Leia também:

> Gasolina chega a 95% dos postos de SC após fim dos bloqueios, diz sindicato

> Florianópolis vacina adolescentes contra Covid neste domingo; veja quais faixas etárias

> Sem torcida, clubes de SC acumulam mais de R$ 1,4 milhão de déficit em 2021 só para entrar em campo

Colunistas