Três cidades de Santa Catarina devem continuar sofrendo os efeitos da terceira onda de calor que atinge o Brasil neste ano, segundo a última atualização do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira (25). As altas temperaturas devem ficar 5ºC acima da média pelo menos até quarta-feira (26), com alerta amarelo de perigo potencial.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os municípios atingidos estão localizados na região do Extremo Oeste, com risco para a saúde considerado “leve”, segundo o Inmet. São eles Mondaí, Itapiranga e São João do Oeste.

Segundo a previsão do instituto, Mondaí pode chegar aos 35°C nesta terça-feira, com umidade máxima de 70%, mesma estimativa para São João do Oeste. Itapiranga deve atingir os 36°C.

A Epagri/Ciram, no entanto, prevê que os municípios tenham pelo menos 1°C a mais em seus registros de temperaturas máximas.

Continua depois da publicidade

Confira a previsão do tempo para as regiões de SC nesta terça

RegiãoT. Mín.T. Máx.Condição Tempo
Extremo Oeste19.10ºC36.80ºCSol com muitas nuvens
Oeste16.90ºC34.20ºCSol com muitas nuvens
Meio-Oeste15.60ºC30.90ºCSol com muitas nuvens
Planalto Sul14.40ºC29.60ºCSol com nuvens e chuvisco
Litoral Sul18.80ºC35.30ºCSol com muitas nuvens
Vale Do Itajaí18.40ºC31.40ºCSol, nuvens e pancadas de chuva com raios
Grande Florianópolis Serrana18.30ºC32.90ºCSol, nuvens e pancadas de chuva com raios
Grande Florianópolis Litorânea19.20ºC31.10ºCSol, nuvens e pancadas de chuva com raios
Planalto Norte15.50ºC28.40ºCSol, nuvens e chuva
Litoral Norte20.60ºC32.00ºCSol, nuvens e pancadas de chuva com raios
Fonte: Epagri/Ciram

Calor intenso

Em nota, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil disse que o calor intenso persiste durante a semana e que isso pode trazer riscos à saúde, como agravamento de doenças cardiorrespiratórias. A Defesa Civil alerta que é importante reforçar os cuidados com a hidratação, manter os ambientes ventilados e ter cuidado especial com a população mais vulnerável, como idosos, crianças e enfermos.

A secretaria ainda destaca que há uma condição meteorológica específica para as regiões litorâneas da Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nessas áreas, ventos úmidos do oceano devem causar variação de nuvens e chuvas rápidas, entre o final da noite e no decorrer da madrugada, com até algumas pancadas mais intensas.

Onda de calor em SC

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos. Além disso, essas condições devem abranger uma área ampla e não apenas uma localidade.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina já foi atingida por uma onda de calor em fevereiro deste ano. Uma das temperaturas mais altas registradas no estado catarinense nos últimos dias foi de 41ºC em Meleiro, município que fica no Sul de SC. Os termômetros marcaram o valor no dia 11 deste mês.

Veja as temperaturas no Estado durante a onda de calor

Leia também

Como as pessoas que trabalham na rua enfrentam onda de calor em Florianópolis

Presidente da Alesc, Julio Garcia diz que prioridade é infraestrutura: “Sem PPP, nós não vamos avançar”

As curiosidades que fizeram Canasvieiras se tornar “paraíso dos argentinos” no verão em SC