No senso comum, é comum ouvirmos que o cachorro é o melhor amigo do homem, referindo-se a relação entre caninos e humanos. Porém, em termos históricos , o animal que tem a relação mais próxima de nós é o cavalo. Isto pois foi graças a eles que conseguimos viajar longas distâncias e explorar novos territórios no passado.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Mesmo assim, ainda existiam dúvidas de quando esse equino passou de fato a ser domesticado pelo humano. Mas, recentemente, essa questão se encerrou com toda a descoberta da histórica relação com os cavalos. Texto com informações do The Comunication.
Continua depois da publicidade
Início da relação entre humano e cavalo
Primeiramente, desde o período da pré-história existe um contato da nossa espécie com os cavalos. Entretanto, esse início não foi nada pacífico. Isto pois, segundo o arqueólogo da Universidade Colorado Boulder Willian Taylor, os seres humanos caçavam os cavalos com lanças de madeira. Muito disso porque os ossos de equinos eram utilizados em ferramentas rudimentares.
Além disso, o cavalo era um dos animais preferidos dos artistas do período paleolítico. Muita gente pode não saber, mas esses eram os bichos mais representados nas artes rupestres da região da Eurásia.
Continua depois da publicidade
Hipóteses para a domesticação
Segundo Taylor, que lançou um livro especificamente sobre a domesticação de cavalos, existem várias hipótes sobre o início da domesticação de cavalos. Indo desde a China até as Américas. Porém, a hipótese mais completa descoberta até agora foi a da domesticação indo-europeia.
Segundo o especialista, em cerca de 4000 AC, um povo da região de estepes da Ásia Ocidental fazia altos montes funerários chamados “Kurgan”. Assim, os Yamnaya utilizavam equinos para subir e descer esses montes.
No fim das contas, a principal evidência dessa domesticação vem da descoberta de ossadas dentárias por arqueologistas na região de Butai no Cazaquistão. Esses fósseis datam exatamente do período ao qual a hipótese indo-europeia abarca.
Continua depois da publicidade
Importância dos cavalos
Por fim, os cavalos tiveram grande importância para a humanidade. De acordo com o Museu americano de História Natural, os principais impactos dos cavalos são os seguintes:
- Viagens: Os cavalos possibilitaram viagens longas, o que facilitou a troca de línguas, o intercâmbio cultural e os negócios;
- Conquista de territórios: A cavalaria era muito mais forte do que os exércitos a pé, por isso facilitou a conquista de territórios e a formação de impérios;
- Agricultura: Os cavalos ajudavam os lavradores ao percorrerem e auxiliarem na plantação em espaços de terra maiores.
*Texto adaptado de um artigo de William Taylor, curador de arqueologia pela University of Colorado Boulder, que foi publicado no “The Conversation”, sob licença de livre reprodução.
Continua depois da publicidade
Leia também
Daltônicos são menos “frescurentos” com comida; entenda o motivo
Dois tipos de pacientes que devem tomar aspirina todos os dias
O que tem na fumaça tóxica das queimadas e o impacto na sua saúde